Pretendemos ser reconhecidos, nacional e internacionalmente como uma empresa de referência no setor da água em Portugal, pela qualidade do serviço prestado, inovação, competência, eficiência, sustentabilidade e criação de valor.

Formação: AgIR nas águas residuais industriais

A Águas do Tejo Atlântico, em parceria com a Lisbon International Centre for Water (LIS-Water) e o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), vai realizar a formação “AgIR - ProAguas Indústria 2023-2025: Gestão de águas residuais industriais”.

Integrada no “AgIR – Plano de Ação para a Gestão das Águas Industriais Residuais da Região da Grande Lisboa e Oeste”, esta formação tem como objetivo capacitar tecnicamente os agentes económicos para a implementação de práticas ambientalmente sustentáveis e mais circulares, minimizando e eliminando as afluências industriais indevidas.

A formação pretende melhorar os serviços de gestão de águas residuais industriais e o modo como se relacionam com as entidades intervenientes. A ação vai ainda abordar as soluções para a indústria gerir as suas águas industriais, a ligação aos sistemas públicos de drenagem e de reutilização, bem como os instrumentos e os processos de monitorização que devem ser realizados pelas entidades gestoras “em baixa” e “em alta”.

Destinadas a técnicos dos municípios e das indústrias, as sessões da formação serão realizadas em 10 localidades diferentes, sendo: 2 sessões em 2023; 4 sessões em 2024; e 4 sessões em 2025. As vagas serão limitadas a um máximo de 30 participantes por edição para permitir uma melhor interação entre todos. As inscrições, gratuitas, serão realizadas apenas por meio de convite da AdTA.

  • 1.ª sessão

Local: Óbidos

Data: 10 a 13 de outubro de 2023

  • 2.ª sessão

Local: Vila Franca de Xira

Data: 24 a 27 de outubro de 2023

 Programa

O “AgIR – Plano de Ação para a Gestão das Águas Industriais Residuais da Região da Grande Lisboa e Oeste” pretende minimizar e eliminar as afluências industriais indevidas às redes de drenagem municipal e aos sistemas de tratamento, que comprometem a integridade destas infraestruturas que ameaçam o cumprimento das licenças de descarga e o equilíbrio ambiental dos meios recetores.