Desafio à Inovação - 5ª Edição
O Desafio à Inovação está de volta. Esta é uma iniciativa que tem como objetivo dinamizar e consolidar a cultura de inovação e de cooperação entre o setor empresarial e a comunidade científica para dar resposta aos principais desafios do sector da água.
O Desafio à Inovação de 2022, assenta em três temas/eixos:
Desafio 1: AdTA 4.0
Desafio assente na digitalização da atividade da Tejo Atlântico, garantindo uma melhoria continua e automatização dos diversos processos existentes, permitindo assim uma economia de tempo e redução de custos económicos e ambientais. Nesse sentido, o presente desafio tem como principal objetivo desenvolver/aplicar tecnologias operacionais e/ou corporativas combinando o big data com técnicas de inteligência artificial (machine learning), data analytics e business intelligence e os conceitos de IoT.
Desafio 2: Otimização da Gestão Operacional
Desafio com o objetivo de contribuir para a melhoria da eficiência dos processos de tratamento de águas residuais, para a otimização da manutenção dos mesmos, para a redução dos consumos de energia e para a redução dos custos operacionais associados aos processos de transporte e tratamento.
Desafio 3: Recuperação e Valorização de Recursos
Desafio assente na mudança de paradigma relativamente às estações de tratamento de águas residuais, passando a vê-las como Fábricas de Água, onde o efluente final, bem como os diferentes tipos de resíduos podem vir a originar diferentes produtos. Neste sentido, o presente desafio tem como principal objetivo a recuperação e valorização dos subprodutos (água, energia, lamas e outros) das Fábricas de Água.
Os projetos devem ser apresentados a concurso até às 23:59, de 30 de junho de 2022, devendo para o efeito consultar o regulamento.