Pretendemos ser reconhecidos, nacional e internacionalmente como uma empresa de referência no setor da água em Portugal, pela qualidade do serviço prestado, inovação, competência, eficiência, sustentabilidade e criação de valor.

Visita “Do Chafariz à Fábrica da Água” no âmbito do Programa Ciência Viva no Verão em Rede

Realizou-se no passado dia 10 de setembro mais uma visita integrada no programa Ciência Viva no Verão em Rede, desta vez realizada em parceria com o Museu da Água da EPAL e a Empresa Águas do Tejo Atlântico. Intitulada “Do Chafariz à Fábrica de Água” a visita permitiu mostrar aos participantes duas “infraestruturas chave” do ciclo urbano da água.

O Aqueduto das Águas Livres que desperta sempre bastante interesse não só pela sua beleza e imponente obra arquitetónica que é, como também pela importância que teve no abastecimento de água, a Lisboa, entre os séculos XVIII e o séc. XX. Depois de uma caminhada pela arcaria do Vale de Alcântara, a passagem por alguns dos chafarizes de Lisboa e pelo Telhado Verde de Alcântara, os participantes ficaram a conhecer outra infraestrutura chave, a Fábrica de Água de Alcântara, também ela uma grande obra de engenharia hidráulica fundamental para a correta gestão da água. Aí os visitantes perceberam não só o forte contributo que esta estação de tratamento tem na melhoria da qualidade de vida da população de Lisboa, como também o excelente exemplo de Economia Circular que é, ao permitir que a água tratada seja reciclada e valorizada para rega e lavagens de ruas da cidade de Lisboa, entre outros fins, antes de ser devolvida com qualidade ao estuário do Tejo garantindo assim o seu equilíbrio.

A visita esteve a cargo de Margarida Filipe e Tiago Ramos por parte do Museu da Água e de Sara Duarte da Direção de Desenvolvimento e Comunicação das Águas do Tejo Atlântico.