Pretendemos ser reconhecidos, nacional e internacionalmente como uma empresa de referência no setor da água em Portugal, pela qualidade do serviço prestado, inovação, competência, eficiência, sustentabilidade e criação de valor.

Vencedores da Edição 2022-2023 do Concurso "O Mar Começa Aqui" Anunciados pelo Programa Eco-Escolas

Já são conhecidos os vencedores da edição de 2022-2023 do concurso “O Mar começa aqui”. Coordenado pela ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa) no âmbito do Programa Eco-Escolas, já vai na 4ª edição e continua a contar com o apoio da Águas do Tejo Atlântico e do Grupo AdP.

Com o objetivo de educar para uma cidadania ativa, sensibilizando para a mudança de comportamentos, alertando a população em geral e a comunidade escolar em particular a passar a mensagem de que “tudo o que cai no chão, vai parar ao mar”, este projeto tem também enfoque na sensibilização para a incorreta deposição dos resíduos, não só na rede de águas pluviais, através das sarjetas e sumidouros, mas também na rede de esgotos, via sanita e lava-loiça, causando muitos incómodos na operação e manutenção dos sistemas de saneamento de águas residuais.

No ano letivo que terminou, participaram no concurso “O Mar começa aqui” mais de uma centena de municípios com 412 escolas inscritas, tendo sido submetidos ao concurso nacional 341 propostas de pintura de sarjetas, dos quais viram as suas pinturas executadas em 238 sargetas. Na sua área de concessão da Águas do Tejo Atlântico foram 14 os Municípios a participar, tendo, numa primeira fase, 62 escolas submetido os seus desenhos a concurso, efetivando-se a pintura de 42 sargetas e o envolvimento de milhares de alunos de diversos níveis de ensino. A nível Nacional, das cinco escolas premiadas, destacamos a Escola EB 2,3 Pêro de Alenquer, de Alenquer, com o 3º prémio no concurso nacional.

No concurso Regional – Águas do Tejo Atlântico foram três os premiados: 1º Prémio - Escola Secundária Dr. João Manuel da Costa Delgado, na Lourinhã; 2º Prémio - Jardim de Infância de Sobreiro Curvo, em Torres Vedras; 3º Prémio - Centro Educação Especial Rainha D. Leonor, nas Caldas da Rainha Também em Torres Vedras, o Centro de Educação Ambiental (CEA), em parceria com os Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento (SMAS) de Torres Vedras e a empresa Águas do Tejo Atlântico, promoveu o “O Mar começa aqui, o mar começa em ti!” 2023. O concurso teve a participação de 14 escolas do concelho e a análise dos trabalhos foi diferenciado em quatro escalões, nomeadamente, 1º escalão (pré-escolar); 2ºescalão (1º ciclo); 3ºescão (2º e 3º ciclo) e 4ºescalão (secundário).

Aqui, o júri deste concurso, constituído por um elemento do CEA, um elemento dos SMAS de Torres Vedras e um elemento da empresa Tejo Atlântico, premiou os seguintes estabelecimentos de ensino: Jardim de Infância do Ameal (1º escalão); Escola Básica do Ramalhal (2º escalão); Externato de Penafirme (3º escalão); Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal de Runa (4º escalão).

Para além das pinturas realizadas pelas escolas premiadas, a ABAE premiou também alguns dos Municípios que demonstraram mais empenho na comunicação do projeto, quer no momento de apelo à participação, quer na partilha dos resultados finais do projeto. Dos Municípios premiados no projeto “O mar começa aqui” 2023, e com base nos critérios definidos, o Município de Nazaré foi destacado com uma Menção Honrosa, pela boa divulgação do projeto, quer na página do município e escolas, quer através das redes sociais. A todos os participantes neste projeto, professores, alunos e municípios, os nossos parabéns!

Deixamos um agradecimento especial aos Municípios de Torres Vedras, Nazaré, Lourinhã, Odivelas, Vila Franca de Xira pelo trabalho desenvolvido este ano e pela constante articulação com a Tejo Atlântico neste desafio.

Mais informações sobre o projeto estão disponíveis no site oficial: https://omarcomecaaqui.abae.pt/o-projeto. Detalhes sobre os relatórios municipais de 2023 podem ser encontrados aqui: Relatórios dos Municípios 2023 | O Mar Começa Aqui. E para explorar os trabalhos realizados em 2023: Trabalhos 2023 | O Mar Começa Aqui.