Pretendemos ser reconhecidos, nacional e internacionalmente como uma empresa de referência no setor da água em Portugal, pela qualidade do serviço prestado, inovação, competência, eficiência, sustentabilidade e criação de valor.

Tejo Atlântico tem contribuído para praias “zero poluição”

Depois de conhecidas as praias galardoadas com a bandeira azul, pela ABAE,  e com qualidade de ouro, pela Quercus, foram hoje divulgadas as praias com zero poluição, pela Zero.

Das44 zonas balneares portuguesas sem qualquer poluição na água, o concelho de Torres Vedras lidera a lista elaborada pela Associação Sistema Terrestre Sustentável, Zero, com sete praias. Amanhã, Centro, Física, Mirante, Navio, Pisão e Santa Helena são as praias torrienses que colocam o concelho no topo da classificação nacional. Quanto aos restantes Municípios da área servida pela Tejo Atlântico, com praias que que alcançaram esta classificação, Lourinhã surge com duas praias, Areia Sul e Peralta, Mafra, com S. Lourenço, e Cascais, com a praia do Abano.

Em comparação com 2017, este ano há mais 11 zonas balneares classificadas pela associação como ‘zero poluição’, o que equivale a 7% das zonas balneares em funcionamento este ano, um aumento de 33%comparativamente com o ano passado.

A classificação é atribuída pela ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável, que tem como base dados da Agência Portuguesa do Ambiente. Para alcançar o registo ZERO poluição, as zonas balneares que têm de apresentar classificação “Excelente” ao longo das três últimas épocas balneares, assim como apresentar valores zero ou inferiores ao limite de deteção em todas as análises efetuadas aos dois parâmetros microbiológicos (Escherichia coli e Enterococos intestinais) controlados e previstos na legislação.

Sempre com o objetivo de garantir a qualidade, a continuidade e a eficiência dos serviços de recolha e tratamento de águas residuais, no sentido da proteção do ambiente, da saúde pública, do bem-estar das populações e do desenvolvimento sustentável da região, a Águas do Tejo Atlântico enquanto empresa gestora do sistema multimunicipal de saneamento de águas residuais da Grande Lisboa e Oeste, tem um contributo muito significativo para a melhoria da qualidade da água dos recursos hídricos da região, onde se incluem todas as praias costeiras.

Nesta época balnear a Tejo Atlântico viu na sua área de concessão 32 praias galardoadas com Bandeira Azul, pela Associação Bandeira Azul da Europa, 56 praias com Qualidade de Ouro, pela Quercus, e 11 com Poluição Zero. Números que espelham bem o trabalho desenvolvido pela empresa.