Pretendemos ser reconhecidos, nacional e internacionalmente como uma empresa de referência no setor da água em Portugal, pela qualidade do serviço prestado, inovação, competência, eficiência, sustentabilidade e criação de valor.

Tejo Atlântico promove curso de “Educação Ambiental para a Sustentabilidade” dirigido a professores

Tejo Atlântico promove curso de “Educação Ambiental para a Sustentabilidade” dirigido a professores

A Águas do Tejo Atlântico vai realizar em parceria com o Museu da Água da EPAL uma ação de formação de professores, certificada pelo CCPFC - Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua e coordenada pelo CFAE Centro-Oeste, enquanto entidade formadora.

Com início no próximo dia 22 de abril e uma duração de 30 horas, esta ação decorrerá em regime e-learning e pós-laboral, terminando com uma sessão prática no dia 15 de maio, que funcionará como uma atividade de sistematização, reconhecimento e consolidação dos conteúdos previamente abordados.

Nesse âmbito serão realizadas as seguintes visitas:

  • Museu da Água – Estação Elevatória dos Barbadinhos + Visita à Fábrica de Água de Beirolas e ao Centro de Educação Ambiental da Tejo Atlântico, com pequena caminhada até ao estuário do Tejo para observação da biodiversidade local;
  • Visita ao Paul de Tornada e ao Centro Ecológico e Educativo (CEEPT) + Visita à Fábrica de Água da Charneca e à margem sul da lagoa de Óbidos para observação da biodiversidade local (com demonstração da metodologia do programa Coastwatch.

O publico alvo são professores dos 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico dos 23 municípios da região Oeste e grande Lisboa.

Com o objetivo de promover nas Escolas a Educação Ambiental para a Sustentabilidade, esta ação de formação permitirá aos formandos identificar conteúdos integrados nos currícula relacionados com a sustentabilidade ambiental. Com base nos oito temas do Referencial de Educação para a Sustentabilidade (REAS) esta ação permitirá ainda relacionar o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória com as Aprendizagens Essenciais. O REAS insere-se no conjunto de Referenciais preparados pela Direção-Geral da Educação no âmbito da Educação para a Cidadania, sendo uma excelente ferramenta que pode ser usada em contextos muito diversos, através do desenvolvimento de projetos e iniciativas que tenham como objetivo contribuir para a formação pessoal e social dos alunos.

A ação de formação contará com a colaboração de alguns dos Parceiros da Águas do Tejo Atlântico e do Museu da Água, estando até ao momento confirmada a participação da CEEPT – Centro Ecológico Educativo do Paul de Tornada, INP/WWF, OeS – Oeste Sustentável e da Cerciência-Ciência em Rede.