Pretendemos ser reconhecidos, nacional e internacionalmente como uma empresa de referência no setor da água em Portugal, pela qualidade do serviço prestado, inovação, competência, eficiência, sustentabilidade e criação de valor.

Tejo Atlântico participou nas XXVI JORNADAS PEDAGÓGICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

As XXVI Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental tiveram lugar em Lisboa, entre os dias 6 e 8 de março. Um evento organizado pela ASPEA (Associação Portuguesa de Educação Ambiental), em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, a Agência de Energia e Ambiente de Lisboa – Lisboa E-Nova e a Junta de Freguesia dos Olivais.

Com o tema central “Educação Ambiental como processo (trans)formador para a construção de eco comunidades, as Jornadas da ASPEA contaram com cerca de 300 participantes e com oradores nacionais e internacionais em conferências e painéis para além de comunicações orais, oficinas, apresentação de recursos pedagógicos, exposições e visitas, cujos conteúdos foram distribuídos por quatro eixos temáticos: 1) Educação Ambiental como contributo para a ação climática; 2) Educação Ambiental na preservação da biodiversidade e dos sistemas aquáticos; 3) Educação Ambiental como ferramenta para promover a economia circular; 4)Educação Ambiental nas estratégias de mobilidade suave e de energia limpa.

A Tejo Atlântico apresentou 2 comunicações, uma no Eixo 2, em parceria com o ISPA, onde foi apresentado “O Projeto Peixes Nativos como um exemplo de Parceria”, e outra no Eixo 3, onde teve oportunidade de apresentar o novo “Centro de Educação Ambiental de Beirolas: Fábrica de Agua como uma ferramenta de Educação Ambiental para promover a Economia Circular”.

As XXVI Jornadas acontecem num momento marcante das políticas públicas centrais em prol do reforço e dinamização da Educação Ambiental em Portugal onde a Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA 2020) tem um papel relevante. Esta assenta num trabalho transversal em torno de 16 medidas estratégicas que garantam os compromissos nacionais e internacionais assumidos por Portugal, destacando-se o Acordo de Paris e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Por outro lado, com a implementação do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, as escolas têm adquirido novas dinâmicas de trabalho pedagógico e valorizado cada vez mais a Educação Ambiental, a qual constitui um dos domínios da componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento e tem um papel evidente na educação para a sustentabilidade.