Tejo Atlântico parceiro do “BioLagoa de Óbidos – Aves aquáticas da Lagoa de Óbidos”
Por ocasião do Dia Mundial das Zonas Húmidas, foi apresentado ontem o Projeto “BioLagoa de Óbidos – Aves aquáticas da Lagoa de Óbidos” que visa alertar para a riqueza e diversidade das aves aquáticas da Lagoa de Óbidos, assim como potenciar a sua conservação. A iniciativa contou com a presença da Presidente do Conselho de Administração da Tejo Atlântico, Alexandra Serra.
Desenvolvido pela Associação PATO em parceria com a Águas do Tejo Atlântico e o Município de Óbidos, este projeto vai criar uma página de internet dedicada às aves aquáticas da Lagoa, a realização de contagens mensais das aves aquáticas em pontos fixos ao longo da Lagoa e análise dos seus dados. A iniciativa vai ainda realizar ações de formação para o público e ações de educação ambiental aos alunos do 1.º ciclo do Município de Óbidos.
Na sessão de apresentação pública do projeto, realizada junto à Lagoa de Óbidos, foi ainda promovido um passeio para a observação de aves na zona.
A Lagoa de Óbidos, pela sua localização e dimensão, é um local importante do ponto de vista ornitológico. A diversidade de habitats que compõem a área da Lagoa de Óbidos faz com que ocorra regularmente uma grande diversidade de espécies de aves.