Pretendemos ser reconhecidos, nacional e internacionalmente como uma empresa de referência no setor da água em Portugal, pela qualidade do serviço prestado, inovação, competência, eficiência, sustentabilidade e criação de valor.

Tejo Atlântico no “Dia Mundial Ambiente”

A gestão eficiente da água! Com as alterações climáticas e os fenómenos extremos associados, a gestão urbana da água está na agenda mundial e em Portugal temos boas ferramentas para contribuir para a Economia Circular e para uma utilização racional da água.

A Águas do Tejo Atlântico produz, em média, de cerca de 500 mil metros cúbicos por dia de águas residuais tratadas nas nossas 103 Fábricas de Água, em boas condições de poderem ser reutilizadas em diversos fins não potáveis.

Esta água, conhecida como Água+, é água reciclada com qualidade para a reutilização em vários fins, para usos não potáveis como, por exemplo, lavagem de ruas, sistemas de climatização de grandes superfícies, rega de espaços verdes e uso agrícola ou industrial.

A Água+ contribui para a otimização dos recursos hídricos em utilizações que não carecem de água potável, permitindo a preservação da água e do meio ambiente em períodos de seca. Vamos promover a sua utilização em segurança, para o bem do nosso planeta e deixar a preciosa água potável para fins mais nobres.

Celebra-se hoje, dia 5 de junho, o Dia Mundial do Ambiente. A celebração desta data teve início em 1972 já que marca o dia em que teve início a Conferências das Nações Unidas sobre o meio ambiente. O Dia Mundial do Ambiente é uma data que está ligada à natureza da Águas do Tejo Atlântico. Nos próximos dias a Águas do Tejo Atlântico irá organizar um conjunto de ações de sensibilização e educação ambiental, nos municípios servidos por este sistema multimunicipal e visitas às infraestruturas.

 As ações de educação ambiental vão estar centradas em quatro municípios; Óbidos, Odivelas, Oeiras e Torres Vedras, que entre outros temas, irá abordar e partilhar com os munícipes, o conceito de Fábrica de Água (ETAR), o seu funcionamento, a sua importância para a sustentabilidade no âmbito da economia circular, bem como a importância do serviço prestado pela Tejo Atlântico para o ambiente, saúde pública e para a qualidade de vida das populações.

 

Município

Datas e Horário

Evento

Organização

Local da ação

Óbidos

5 de junho

Com. Dia Mundial do Ambiente

Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos

Complexo Escolar do Furadouro, Óbidos

Odivelas

5 de junho - 9h30-17h30

Comemorações Dia Mundial do Ambiente

CM Odivelas

Pinhal da Paiã, Odivelas

Torres Vedras

7 de junho - 10h00

Conferência “ Do rio ao mar sem lixo”

Com. DMAmbiente e do DMOceanos

CM Torres Vedras

Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras

Odivelas

8 de junho - 10h-20h

Comemorações Dia Mundial do Ambiente

CM Odivelas

Rio da Costa, Odivelas

Oeiras

12 de junho - 10h-16h

Festa do Ambiente

CM Oeiras

Parque dos Poetas, Oeiras