Pretendemos ser reconhecidos, nacional e internacionalmente como uma empresa de referência no setor da água em Portugal, pela qualidade do serviço prestado, inovação, competência, eficiência, sustentabilidade e criação de valor.

Tejo Atlântico marca presença no evento final do Projeto Europeu B-WaterSmart

A Tejo Atlântico esteve presente no evento final do projeto europeu B-WaterSmart e na reunião de consórcio, que tiveram lugar em Veneza, Itália, nos dias 18 e 19 de julho de 2024. O evento final do projeto, intitulado “Realizing a water-smart society: Contributions and approaches from the B-WaterSmart project”, ocorreu no dia 18, seguido pela reunião de consórcio no dia 19.

No dia 18 de julho, o evento começou com uma apresentação abrangente do projeto B-WaterSmart, que tem como objetivo promover uma sociedade mais inteligente na gestão da água. Seguindo-se várias sessões que abordaram temas cruciais para atingir essa meta.

A primeira sessão, intitulada “Garantir água para todos os usos relevantes”, focou-se nas diversas soluções demonstradas ao longo do projeto para assegurar a disponibilidade de água para diferentes finalidades. Foram apresentados casos práticos que ilustram a eficácia dessas soluções.

Na segunda sessão, “Impulsionar a criação de valor em torno da água”, foram exploradas formas inovadoras de gerar valor em torno da gestão da água. Esta sessão contou também com exemplos do projeto-irmão Wider Uptake, que destacou abordagens complementares e sinérgicas.

Por fim, a sessão “Envolver cidadãos e atores de todos os setores em aprendizagem contínua e inovação” sublinhou a importância do envolvimento ativo da sociedade e de todos os setores na contínua evolução e inovação na gestão da água. Esta abordagem participativa foi apresentada como essencial para o sucesso de uma sociedade verdadeiramente "water-smart".

O evento culminou com uma visita técnica ao Museu da Água de Veneza, gerido pela Veritas Spa. Esta visita permitiu aos participantes conhecerem em detalhe a história e os desafios da gestão do ciclo urbano da água na ilha de Veneza, proporcionando uma perspetiva histórica valiosa.

O dia 19 de julho foi reservado para a reunião de consórcio do projeto B-WaterSmart. A sessão iniciou-se com um resumo detalhado das principais realizações, falhas, sucessos e lições aprendidas por cada grupo de trabalho do projeto. Durante a reunião Koen Vervoort, membro do Advisory Board do projeto, forneceu feedback sobre o progresso alcançado e discutiu os desafios e oportunidades que o projeto enfrenta no futuro.

A reunião culminou com uma sessão focada nos aspetos de gestão do projeto, onde se discutiram os próximos passos do projeto, a preparação dos relatórios finais e a organização da reunião final de revisão do projeto.

Durante a sua participação, a Tejo Atlântico apresentou um poster com os resultados do piloto para produção de água compatível com usos potáveis a partir de água residual tratada, instalado na Fábrica de Água de Beirolas. Esta demonstração destacou o potencial das tecnologias avançadas para transformar águas residuais tratadas em água segura compatível com usos potáveis, sublinhando o compromisso da empresa com a inovação e a sustentabilidade na gestão da água.

Este evento reforçou a posição da Tejo Atlântico como um ator relevante na promoção de soluções inovadoras e sustentáveis no setor da água a nível europeu.