Tejo Atlântico investe na formação contínua de professores
Mais de 60 professores da área de concessão da Tejo Atlântico participaram recentemente em ações de formação com foco na Água e Sustentabilidade. A empresa promoveu dois cursos com o objetivo de capacitar os docentes e fornecer ferramentas para abordar a educação ambiental de forma alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade- (REAS).
Destaca-se o curso "Educação Ambiental para a Sustentabilidade suportada nos ODS e no REAS", realizado em parceria com o CFAE Centro-Oeste e direcionado aos professores do Agrupamento de Escolas do Cadaval. O curso, com uma carga horária total de 25 horas, incluindo uma ação de curta duração, adotou uma abordagem de ensino mista (b-learning). Além das sessões online, os formandos tiveram a oportunidade de realizar saídas de campo, enriquecendo sua aprendizagem fora do ambiente escolar. Durante essas saídas, os participantes visitaram locais como o Museu da Água (EPAL), a reserva local do Paul de Tornada (Associação PATO), e participaram do projeto Coastwatch (GEOTA). A formação também incluiu visitas à Fábrica de Água de Beirolas, ao Centro de Educação Ambiental da Tejo Atlântico, ao Centro de Triagem do Oeste da Valorsul e ao Centro de Interpretação da Área de Paisagem Protegida do Montejunto, com o apoio do Município do Cadaval. Além disso, foram realizadas sessões sobre energia, ministradas pela Oeste Sustentável, e sobre consumos sustentáveis, com a colaboração do educador ambiental e professor Ayala Botto.
A segunda ação de formação contou com a participação de dez professores da Área Metropolitana de Lisboa, organizada pela LPN - Liga para a Proteção da Natureza. O tema abordado foi "Educação Ambiental - As saídas de campo numa abordagem interdisciplinar e/ou integrada", e a sessão formativa ocorreu no Centro de Educação Ambiental, incluindo uma visita à Fábrica de Água de Beirolas.
Ambas as formações possuem uma duração de 25 horas e são acreditadas pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.
A Tejo Atlântico reafirma seu compromisso com a educação ambiental e a sustentabilidade, capacitando os professores para que possam transmitir esses valores aos seus alunos. Através dessas ações formativas, a empresa contribui para promover uma consciência ambiental mais ampla e fortalecer a gestão sustentável dos recursos hídricos.