Pretendemos ser reconhecidos, nacional e internacionalmente como uma empresa de referência no setor da água em Portugal, pela qualidade do serviço prestado, inovação, competência, eficiência, sustentabilidade e criação de valor.

Selo AgIR reconhece as melhores indústrias

Águas do Tejo Atlântico em evolução com as indústrias pelo ambiente

A Águas do Tejo Atlântico vai realizar a Cerimónia “Selo AgIR de Qualidade Indústria em Evolução” a 22 de março na sua sede em Alcântara. Este reconhecimento, inserido no Plano de Ação AgIR, visa premiar as indústrias que se destacam na adoção de medidas circulares dos efluentes industriais e no contributo por um melhor ambiente. 

Neste dia vai também ser assinado Protocolos de Cooperação entre a Águas do Tejo Atlântico, as indústrias, as respetivas Câmaras Municipais, e a APA – Agência Portuguesa do Ambiente, formalização que marca o empenho destas indústrias em evoluir pelo ambiente.

Esta Cerimónia é um importante marco de um complexo e exaustivo trabalho do “AgIR – Plano de Ação para a Gestão de Águas Industriais Residuais da Grande Lisboa e Oeste”, que conta com o apoio de 4,2 milhões de Euros do Fundo Ambiental, iniciado em 2022.

Em estreito envolvimento com os Municípios, a Equipa Técnica AgIR da Águas do Tejo Atlântico - especializada no tratamento de águas residuais e nos processos produtivos industriais - visitou as indústrias tendo realizado vários estudos técnicos. Posteriormente, a Equipa Técnica AgIR fez propostas de medidas no processo produtivo e que se refletiram numa melhoria da qualidade dos efluentes, bem como, foram promovidas soluções circulares de aproveitamento de subprodutos para novos ciclos produtivos.

Cumprindo o planeamento definido, e até à data, os trabalhos decorrem em 12 municípios, nos quais foram cadastradas 1092 indústrias, 143 das quais categorizadas como prioritárias. Destas, 107 já foram visitadas e sujeitas a avaliação técnica.

Os Selos AgIR da Águas do Tejo Atlântico vão premiar, agora, as indústrias que se destacam no envolvimento deste projeto, e apresenta os primeiros casos de sucesso, onde a implementação de medidas foi efetiva e contribuiu para a melhoria muito significativa da qualidade da descarga do efluente industrial produzido.

O “Selo de Qualidade Indústria em Evolução”, a ser atribuído anualmente entre 2023 e 2030, visa premiar as indústrias que se destacam no domínio dos efluentes industriais, na adoção de medidas circulares e o contributo por um melhor ambiente. Esta distinção está prevista na ação nº5 da Resolução do Conselho de Ministros n.º 204/2021 “Plano de Ação para Gestão das Águas Residuais Industriais na Região da Grande Lisboa e Oeste”.

Esta cerimónia está integrada no “AgIR - Plano de Ação para a Gestão das Águas Residuais Industriais na Região da Grande Lisboa e Oeste” que pretende minimizar e eliminar as afluências industriais indevidas às redes de drenagem municipal e aos sistemas de tratamento que comprometem a eficiência e integridade destas infraestruturas e ameaçam o cumprimento das licenças de descarga e o equilíbrio ambiental dos meios recetores.