Seis Municípios da Tejo Atlântico distinguidos com a Bandeira Verde ECOXXI
Na edição de 204 do Programa ECOXXI, 61 municípios foram galardoados com a prestigiada Bandeira Verde, um reconhecimento de boas práticas de sustentabilidade. Entre os premiados, seis municípios integrados na área de atuação da Tejo Atlântico destacaram-se no “TOP 20”: Oeiras, Torres Vedras, Sintra, Nazaré, Cascais e Mafra, por esta ordem. Em particular, Oeiras (a par com Pombal) foi celebrado por ter ultrapassado o Índice ECOXXI de 90%.
Além destes, os municípios da Amadora, Vila Franca de Xira e Lourinhã também conquistaram o título de ECOXXI, assegurando o direito de hastear a Bandeira Verde nos edifícios dos seus Paços do Concelho.
Os resultados foram anunciados durante a Cerimónia ECOXXI 2024, que teve lugar em Cascais no dia 28 de novembro. Segundo os organizadores, o Programa ECOXXI desempenha um papel crucial na avaliação do desempenho das autarquias no que diz respeito à promoção do desenvolvimento sustentável.
Criado e implementado pela ABAAE (Associação Bandeira Azul da Europa) desde 2005, o ECOXXI é um programa de educação para a sustentabilidade que reconhece os municípios portugueses que demonstram práticas exemplares em prol do desenvolvimento sustentável a nível local. A avaliação é realizada com base em 21 indicadores de sustentabilidade, destacando temas-chave como a gestão da água, educação ambiental e qualidade ambiental, incentivando políticas que contribuem para uma melhor qualidade de vida e um futuro sustentável.
Este reconhecimento reafirma o compromisso dos municípios galardoados com a construção de um território mais sustentável, resiliente e ambientalmente responsável.