Pretendemos ser reconhecidos, nacional e internacionalmente como uma empresa de referência no setor da água em Portugal, pela qualidade do serviço prestado, inovação, competência, eficiência, sustentabilidade e criação de valor.

Resultados do Exercício de 2023 da  Águas do Tejo Atlântico refletem solidez e compromisso com a sustentabilidade

Assembleia Geral Ordinária aprovou hoje, 15 de março, as contas da Águas do Tejo Atlântico referente ao exercício 2023

 

Estratégia da Águas do Tejo Atlântico demonstra uma empresa “Inspirada no Futuro” sustentada nos pilares da Eficiência, Eficácia, Propósito, Resiliência, Digitalização, Parcerias, Circularidade e Neutralidade Energética.

 

A Assembleia Geral (AG) da Águas do Tejo Atlântico realizada hoje aprovou por unanimidade as contas do exercício de 2023, que demonstram a sustentabilidade da gestão e operação deste sistema multimunicipal de saneamento que serve cerca de 2,3 milhões de pessoas de 23 municípios da Grande Lisboa e Oeste.

Do balanço realizado destaca-se o contributo para o ambiente a saúde pública, através da continuidade na prestação do serviço de qualidade de tratamento e valorização de águas residuais dos municípios integrados no sistema, garantindo maior resiliência nos ativos e com uma forte aposta na inovação.  Os resultados da Águas do Tejo Atlântico garantem a capacidade de desenvolver oportunidades para integração de subprodutos na Economia Circular, através das suas Fábricas de Água, contribuindo para a sustentabilidade da região e do Planeta, bem como, para a salvaguarda seu Capital Natural.

No que se refere ao investimento total foram registados 17,7 milhões de euros, essencialmente dedicados à reabilitação das infraestruturas e à melhoria dos processos de tratamento, garantindo eficiência e segurança, contribuindo para a sustentabilidade e proteção dos cursos de águas, ribeiras e praias que voltaram a ostentar um levado número de Bandeiras Azuis.

O total do Ativo da Águas do Tejo Atlântico a 31 de dezembro de 2023 foi de 562,7 Milhões de euros.

Na AG da Águas do Tejo Atlântico de hoje, os acionistas aprovaram por unanimidade dos presentes, o Relatório & Contas referente ao Exercício de 2023, que apresentou o resultado líquido positivo de 7 milhões de euros. O volume de negócios foi de 90,8 milhões de euros, o EBITDA de 32 milhões de euros e o Resultado Operacional, positivo, foi de 13 milhões de euros.

A sustentabilidade ambiental das operações da Águas do Tejo Atlântico fica evidente pelo impacto da sua atividade, tendo tratado em 2023 de 197 milhões de m3 de água residual (mais 8,6% do que em 2022), produzido 160 000 toneladas de lamas (valor idêntico ao do ano transato), todas valorizadas conforme as melhores práticas ambientais. No consumo de energia elétrica (87,7 GWh em 2023) reduziu-se 1,8 GWh face a 2022, não obstante o aumento da atividade da empresa. Destaca-se ainda a produção de energia com recursos renováveis em 2023 de 21 GWh, mais 2 GWh do que em 2022, proporcionando-nos uma Autonomia Energética de 23,7%, um aumento de 2,2% face ao ano anterior.

 

Ao nível da utilização de água Reutilizada, em 2023 foi de 3,2 Milhões de m3, que compara com 2,8 Milhões de m3 em 2022, salientando-se que do total da água utilizada por esta empresa cerca de 93% é água residual tratada, reafirmando o caminho da circularidade e da sustentabilidade ambiental.

Os resultados acima referidos evidenciam a capacidade da empresa para encarar o futuro com confiança, contando com uma equipa empenhada, de cerca 398 mulheres e homens, que diariamente dão o seu melhor para prestar este serviço essencial à população, 24h por dia.