Pretendemos ser reconhecidos, nacional e internacionalmente como uma empresa de referência no setor da água em Portugal, pela qualidade do serviço prestado, inovação, competência, eficiência, sustentabilidade e criação de valor.

Resultados de 2020 refletem estabilidade e dá garantias para o futuro

Assembleia Geral Ordinária aprovou hoje, 18 de março, as contas da Tejo Atlântico referente ao exercício de 2020

Economia Circular no centro das atividades da Tejo Atlântico em 2020

A Assembleia Geral (AG) da Águas do Tejo Atlântico realizada esta tarde, 18 de março, via telemática, face à situação de confinamento em curso no país, tendo aprovado as contas do exercício de 2020, que demonstram a sustentabilidade da operação deste sistema multimunicipal que abrange cerca de 2,4 milhões de pessoas de 23 municípios da Grande Lisboa e Oeste.

Apesar do estado de emergência que vigorou durante grande parte do ano, foi possível manter a qualidade de serviço, garantindo as condições de saúde pública e do ambiente, apostar na inovação e na transição para a economia circular, com enfoque no desenvolvimento de projetos de reutilização de água reciclada, de tratamento de lamas com aptidão para composto orgânico e de produção de energia verde a partir do biogás.

No que se refere ao investimento total foram registados 17,4 milhões de euros, essencialmente dedicados à reabilitação das infraestruturas e à melhoria dos processos de tratamento, garantindo eficiência e segurança, contribuindo para a sustentabilidade e proteção dos cursos de águas, ribeiras e praias que voltaram a ostentar um levado número de Bandeiras Azuis.

O total do Ativo da Águas do Tejo Atlântico a 31 de dezembro de 2020 foi de 442,8 milhões de euros.

Na AG da Águas do Tejo Atlântico de hoje, os acionistas aprovaram por unanimidade, o Relatório & Contas referente ao Exercício de 2020, que apresentou o resultado líquido positivo de 3,7 milhões de euros. O volume de negócios foi de 83,5 milhões de euros, o EBITDA de 38,2 milhões de euros e o Resultado Operacional, positivo, foi de 11,3 milhões de euros.

A atividade da empresa mereceu também reconhecimento externo, como foram os casos da Menção Honrosa atribuída pela APEE no ODS 12, com o prémio “Surpreenda-nos” do Grande Prémio PACE e finalista no prémio APCE na edição Especial COVID-19.

Os resultados acima referidos evidenciam a capacidade e o empenho da empresa e criam condições para encarar com confiança a situação de contingência que atualmente atravessamos, contando com uma equipa empenhada, de cerca 370 mulheres e homens, que diariamente dão o seu melhor para prestar este serviço essencial à população, 24h por dia.

Também o Plano de Atividades e Orçamento para 2021 foi aprovado nesta AG, prevendo a realização de um volume muito significativo de investimento de 39,3 M€, que representa um acréscimo de 126% face a 2020.