Remodelação importante na Estação Elevatória 3
A Estação Elevatória (EE) 3 é a maior e uma das mais importantes estações elevatórias de águas residuais em Portugal. Eleva diariamente para tratamento na FA de Alcântara cerca de 60.000m3/dia de efluente de uma importante área da cidade de Lisboa, correspondente a toda a zona ribeirinha, proveniente dos emissários Algés/Alcântara e Cais do Sodré/Alcântara.
Com a importância acima referida, as necessidades de manutenção e substituição de equipamentos ou a melhoria das condições de operação da infraestrutura, requerem um planeamento cuidado por forma a reduzir o tempo de inatividade.
Foi o que se passou nos dias 24, 25 e 26 de maio, com intervenções pontuais de construção civil, manutenção de vários equipamentos, nomeadamente, bombas e a substituição de equipamento de seccionamento da instalação como são o caso das válvulas, a substituição de passadiço e escadas de acesso, a substituição de troço com três ventosas na Conduta da Estação Elevatória1, bem como outros pequenos trabalhos.
A paragem da EE3 permitiu a execução de outros trabalhos, como foram os casos da manutenção do Posto Secionamento e ensaio em carga dos grupos geradores da Fábrica, da remoção válvula retenção da Bomba de elevação intermédia e a substituição de válvula de alimentação efluente ao Biofiltro.
Estas intervenções vão tornar a EE 3 mais eficiente e resiliente com impactos positivos no funcionamento do subsistema de Alcântara.