Praias da Tejo Atlântico galardoadas com 49 Bandeiras Azuis
A ABAAE – Associação da Bandeira Azul de Ambiente e Educação, divulgou em conferência de imprensa, a lista com a atribuição de 440 Bandeiras Azuis durante a época balnear de 2024 que correspondem a 398 praias, 19 marinas e 23 embarcações ecoturísticas.
Na zona servida pela Águas do Tejo Atlântico foram atribuídas 49 Bandeiras Azuis, distribuídas da seguinte forma: Paredes de Vitória e S. Martinho do Porto (Alcobaça), Nazaré e Salgado (Nazaré), Foz do Arelho – Lagoa e Praia do Mar (Caldas da Rainha), Bom Sucesso e Real Cortiço (Óbidos), Baleal Norte, Baleal Sul, Cova da Alfarroba, Gâmboa, Medão Supertubos, Consolação e S. Bernardino (Peniche), Areia Branca, Areia Branca - Foz, Areal Sul, Porto Dinheiro e Peralta (Lourinhã), Azul, Porto Novo, Santa Rita Norte, Santa Rita Sul, Navio, Pisão – Santa Cruz, Física – Santa Cruz, Centro – Santa Cruz, Santa Helena, Formosa e Foz do Sizandro (Torres Vedras), Porto Calado, S. Lourenço, Ribeira de Ilhas, Algodio, Baleia e Foz do Lizandro-Mar (Mafra), Torre e Santo Amaro (Oeiras), Guincho Norte, Guincho Sul, Crismina, Moitas, Tamariz, Poça, S. Pedro do Estoril, Avencas, Parede e Carcavelos (Cascais).
Pará além das praias, marinas e embarcações, este ano foram reconhecidos 22 Centros Azuis, dez deles localizados na região Tejo e geridos por Municípios da Tejo Atlântico.
Este resultado expressivo e consistente ao longo dos anos é um também reflexo inequívoco do serviço essencial que a Tejo Atlântico executa diariamente e está alinhada com o tema da ABAAE – Bandeira Azul, “O Mar Precisa de Líderes! A tua praia é a tua causa!”, que, do ponto de vista de sensibilização, alerta a sociedade para a mudança de comportamentos, nomeadamente, proteger os ecossistemas marinhos, as dunas e as praias.
Conheça algumas das praias: