Piloto de membranas de ultrafiltração em Alcântara
A Fábrica de Água de Alcântara tem em curso um projeto piloto com recurso a tecnologia avançada de membranas de ultrafiltração com vista a melhorar a qualidade da água para reciclada.
Designada de C-MEM, a solução de tratamento encontra-se em fase de testes, estando a ser aplicada nesta fase experimental a um caudal reduzido (máximo de 0,5 m3/hora), sendo o caudal total previsto para a reutilização nesta infraestrutura de 100 a 400 m3/hora.
O objetivo do piloto é analisar o comportamento das membranas em termos de eficiência de remoção dos principais poluentes remanescentes do efluente da instalação, mormente em termos de coliformes termotolerantes, SST, turvação, CQO e CBO. Acresce ainda a análise do efeito do biopolímero (EPS) produzido na biofiltração no potencial fouling (colmatação) das membranas.
Os testes deverão prosseguir durante o mês de janeiro, estando depois previsto o lançamento de um concurso público para o fornecimento e instalação da unidade definitiva, que deverá também estender-se à sua aplicação em Beirolas.
Este é um processo decisivo para a reciclagem da água produzida nas nossas instalações e para a sua garantia de qualidade. Em 2027, cerca de 30% da água reciclada nas nossas Fábricas será encaminhada para reutilização, um dos compromissos assumidos no âmbito da estratégia de inovação da Tejo Atlântico para os próximos dez anos.