Pretendemos ser reconhecidos, nacional e internacionalmente como uma empresa de referência no setor da água em Portugal, pela qualidade do serviço prestado, inovação, competência, eficiência, sustentabilidade e criação de valor.

Parceria com a Bertrand, assinala Dia Mundial do Saneamento

A Águas do Tejo Atlântico, em parceria com a Bertrand, assinala a data, lembrando a todos: “Leia Livros, não crie Monstros”!

 

O alerta é feito através de um marcador didático de livros, oferecido a todos os clientes Bertrand, que lembra os resíduos que diariamente ainda se deitam indevidamente na sanita, tais como toalhetes, cotonetes, cabelos, pensos, preservativos, plásticos, e outros objetos, que se amontoam e entopem as redes de esgotos criando “monstros” e que só a muito custo se removem, causando ineficiências no tratamento de águas residuais.

Num Mundo com mais telemóveis do que sanitas e onde 4,5 mil milhões de pessoas não têm acesso diário a uma casa de banho, faz-nos pensar nos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovidos pela ONU para o horizonte 2030, nomeadamente o ODS 6 que visa “assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos.”

Com o exemplo dado por Bill Gates, através do investimento de 200 milhões de dólares no desenvolvimento tecnológico de uma sanita eficiente e sustentável – o que o levou a afirmar que nunca imaginou vir a “saber tanto sobre cocó” – a nossa sociedade deve assumir também, dentro dos meios que dispõe, uma consciencialização da necessária gestão correta da água e do saneamento. Esse é o contributo que a Águas do Tejo Atlântico pretende nesta iniciativa com a Bertrand e com o apoio de todos os que a ela se associarem.

Mas para além da reflexão promovida pelo Dia Mundial do Saneamento, existem pessoas e empresas que 365 dias do ano, sem interrupção, trabalham para que as águas residuais sejam tratadas e valorizadas em equilíbrio com o meio ambiente e reforçando o conceito da Economia Circular. É o caso da Águas do Tejo Atlântico que através das suas 104 Fábricas de Água (ETAR) contribui de forma significativa para a qualidade de rios e praias de Portugal, que por essa via promove os deportos náuticos e o desenvolvimento económicos através do turismo e outras atividades associadas.

São mais de 522 milhões de litros de águas residuais que são tratados diariamente nas suas Fábricas de Água, “carregadas de resíduos” que deviam ter ido diretamente para destino adequado (indiferenciados).

 

Assim, convidamos a passar numa das 17 lojas da Bertrand da grande Lisboa e Oeste, a partir do dia 19 de novembro, onde poderá receber o marcador apelando os leitores a adotar boas práticas que promovem o uso eficiente da água.