Open House, arquitetura em destaque
Mais de 300 visitam a Fábrica de Água de Alcântara
A Fábrica de Água de Alcântara integrou, uma vez mais, o maior evento internacional de arquitetura de Lisboa, o Open House Lisboa 2019, realizado no dia 21 e 22 de setembro, tendo recebido mais de 300 participantes.
Os aspetos arquitetónicos e paisagísticos desta infraestrutura, da autoria dos arquitetos Frederico Valsassina e Aires Mateus, com apoio da PROAP – Projetos de Arquitetura Paisagística, suscitou o interesse de especialistas de arquitetura, de engenharia e de muitas famílias.
Durante as visitas guiadas os participantes conheceram a Fábrica de Água, incluindo o telhado verde e o interior dos edifícios administrativos, e todos os elementos arquitetónicos que permitiram que esta infraestrutura fosse galardoada com o Prémio Valmor e Municipal de Arquitetura 2013.
A equipa da Tejo Atlântico que conduziu as visitas destacou o telhado verde como uma cobertura com cerca de dois hectares de vegetação diversa, e o dispositivo paisagístico que permite recriar as continuidades visual e ecológica do sistema de encostas do vale com o Parque Florestal.
Sobre o Open House (OH):
Desde 2012 que a Trienal de Lisboa organiza o OH Lisboa e desde 2015 que o faz em parceria com a EGEAC. Dirigido ao grande público, o OH Lisboa tem como objetivos e princípios base de aproximar os cidadãos à arquitetura da sua cidade, dar a conhecer espaços habitualmente fechados ao público e organizar visitas gratuitas envolvendo autores ou especialistas de diferentes áreas.