Pretendemos ser reconhecidos, nacional e internacionalmente como uma empresa de referência no setor da água em Portugal, pela qualidade do serviço prestado, inovação, competência, eficiência, sustentabilidade e criação de valor.

Nada é mais reciclado do que a água

De acordo com os dados disponíveis no site da Ponto Verde, em 2022 a recolha seletiva contabilizou 219 mil toneladas de vidro, 80 mil toneladas de plástico, 152 mil toneladas de papel/cartão, 9 mil toneladas de metal e 101 tonelads de madeira.

Ao nível da reutilização de águas residuais tratadas, o valor atingiu os 7.880 mil metros cúbicos, representando cerca de 1,2% da água de abastecimento.

As Fábricas de Água da Tejo Atlântico contribuem diariamente para a circularidade ao produzir água+, água reciclada para usos não potáveis, em linha com a sustentabilidade do planeta, poupando assim a água potável para consumo humano para usos mais nobres.

O reconhecimento deste capital natural enquanto valor económico deve-se, sobretudo, à sua escassez e à importância fundamental que tem no âmbito das alterações climáticas.

Pioneira na incorporação dos desafios da economia circular na gestão do círculo urbano da água, na lógica da economia circular, a Tejo Atlântico faz evoluir o tratamento das águas residuais para um novo paradigma de valorização dos recursos. Com recurso às Fábricas de Água, um novo conceito de Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), a água para reutilização (água +) é considerada como uma matéria-prima plena de recursos, podendo ser utilizada para rega de espaços verdes e lavagem de viaturas, equipamentos e sistemas de climatização, fins industriais e agrícolas, lavagem de ruas, entre muitos outros.

A Tejo Atlântico está a trabalhar em parceria com municípios e outros stakeholders por forma a replicar planos de rega sustentável, com recurso a água+, como é o caso dos jardins da zona norte do Parque das Nações.

“Além de ser um importante contributo para a descarbonização, a água para reutilização deve ser valorizada no combate à escassez como recurso alternativo para utilização na agricultura, na indústria e em usos municipais de menor requisito de qualidade

No que diz respeito à água reciclada a Tejo Atlântico, no ano de 2022, reutilizou mais de 2,9 Mm3 que corresponde a cerca de 37% do total nacional que poderiam “encher” 1.1160 piscinas olímpicas.