Pretendemos ser reconhecidos, nacional e internacionalmente como uma empresa de referência no setor da água em Portugal, pela qualidade do serviço prestado, inovação, competência, eficiência, sustentabilidade e criação de valor.

Machine Learning em Estações Elevatórias - Otimizar a recolha de dados e gestão operacional

A Tejo Atlântico esteve presente nas “X Jornadas de Engenharia”, um evento organizado pela AdP que contou com cerca de 300 participantes. No evento, no painel inovação, Diana Figueiredo e Vítor Neves apresentaram o tema “Machine Learning no apoio à monitorização e otimização em estações elevatórias”, um projeto que tem como objetivo aproveitar a recolha de dados em informação útil para as equipas de operação e manutenção.

 

Na sua intervenção, Diana Figueiredo e Vítor Neves destacaram o crescente investimento das empresas de saneamento em sistemas de telegestão, mas a falta de aproveitamento na utilização dos dados recolhidos e na transformação em informação útil para a gestão e operação dos sistemas,

 

Considerando a vasta área de concessão e a dispersão da localização das infraestruturas da Tejo Atlântico, este problema agrava-se implicando uma maior logística por parte das equipas de operação e manutenção.

 

Nesse sentido, foi desenvolvido um sistema de monitorização e alerta de controlo de nível de contentores de gradados, baseado em algoritmos de machine learning para a deteção de padrões e avaliação da possibilidade de monitorizar em tempo real o estado dos contentor de gradados na Estação Elevatória 8 do Subsistema de Saneamento de Vila Franca de Xira. Este sistema permite ainda o envio de notificações, às equipas de gestão e operação, de mudança de estado com vista a uma gestão eficiente deste sistema.

 

Este piloto encontra-se implementado enviando alarmes com a respetiva hora e imagem do contentor, quando este atinge 80% da sua capacidade, demonstrando que a utilização de redes neuronais artificiais é uma opção viável para a sua deteção.