Inspeção e Avaliação das Condições Estruturais e de Funcionamento do Intercetor Geral da Costa do Estoril adjudicada por 1,1M€

Nos anos 50, a Costa de Estoril era servida por sistemas de esgotos isolados que descarregavam diretamente nas linhas de água.

Por essa razão, as linhas de água tornaram-se “meios recetores de águas residuais” que provocaram uma deterioração da qualidade da água, com impacto na qualidade das águas das praias, numa costa muito procurada por turistas, uma das fontes de receita da região.

Assim, na década de 70 do século passado e com o objetivo de resolver este problema, forma apresentadas várias alternativas e foi criada uma comissão para avaliação das propostas, tendo sido aprovado a solução conhecida como “Tudo à Guia”, que foi construída em duas fases, a primeira entre Linda-a-Velha e Oeiras (1988-1994) e a segunda fase, já no âmbito do grupo Águas de Portugal, entre Oeiras e Cascais (1995-1998) que permanece em atividade até à data.

Esta solução é basicamente constituída por um Intercetor com cerca de 25km, que transporta o efluente entre Linda-a-Velha e Cascais, com diâmetros que variam entre DN 800 e DN 2500, uma Fábrica de Água em Cascais, vários coletores ao longo das linhas de água e um emissário submarino com cerca de 2,7km na guia, em Cascais.

Como todas as infraestruturas, sujeitas a uma utilização intensiva, o intercetor Geral necessita de inspeções e manutenção para garantir a sua fiabilidade estrutural e a eficiência para o qual foi projetado e construído.

É neste enquadramento que a Águas do Tejo Atlântico assinou recentemente um contrato para a Inspeção e Avaliação das Condições Estruturais e de Funcionamento do Intercetor Geral do Subsistema da Costa do Estoril, adjudicado por cerca de 1,1M de euros e com um prazo de execução de 200 dias.

Com esta inspeção, a Tejo Atlântico irá reunir dados importantes sobre o estado físico e funcional atual daquela infraestrutura e com base na informação recolhida, terá melhores condições de decisão sobre uma eventual intervenção e extensão das obras a executar para a sua conservação.