Pretendemos ser reconhecidos, nacional e internacionalmente como uma empresa de referência no setor da água em Portugal, pela qualidade do serviço prestado, inovação, competência, eficiência, sustentabilidade e criação de valor.

Explorar a Natureza e o Saneamento: Passeio Pedestre pelo Vale Cornaga no Dia Mundial do Saneamento

No Dia Mundial do Saneamento, com organização do aspirante Geoparque Oeste em parceria com a Águas do Tejo Atlântico, a Lourambi e a Junta de Freguesia do Reguengo Grande, realizou-se um passeio pedestre pelo Vale Cornaga, inserido num relevo calcário, no Planalto das Cesaredas. Com o propósito de identificar a fauna e flora local, com direito a visita guiada à Fábrica de Água do Reguengo Grande pela Tejo Atlântico.

Ao longo de 5 km aproximadamente, o passeio surpreendeu os cerca 40 participantes, pela diversidade de paisagens e a riqueza do património que encontraram ao longo do rio Galvão, um dos afluentes do rio Real, que desagua na Lagoa de Óbidos. Azenhas, pontes e até junto a uma cascata, encantaram todos os que ainda não conheciam o local.

Apesar da quantidade reduzida de água que hoje corre no rio Galvão, é possível ver o contributo da Tejo Atlântico, que com o tratamento dos esgotos da freguesia do Reguengo Grande, contribuiu fortemente para a sua despoluição.

A Fábrica de Água do Reguengo Grande é uma das infraestruturas de saneamento que integra o projeto de despoluição da lagoa de Óbidos. Dotada com tratamento terciário, com remoção de nutrientes e desinfeção final por UV, esta ETAR encontra-se em funcionamento desde setembro de 2005, data em que foi construída, beneficiando um equivalente populacional de 2.000 habitantes.