Pretendemos ser reconhecidos, nacional e internacionalmente como uma empresa de referência no setor da água em Portugal, pela qualidade do serviço prestado, inovação, competência, eficiência, sustentabilidade e criação de valor.

Escolas da área de conceção da Tejo Atlântico brilham e conquistam o topo do pódio no AQUAQUIZ nacional 

A 4ª competição nacional do AQUAQUIZ, promovida pela Águas de Portugal, chegou ao fim, e foi hora de premiar os talentosos participantes e vencedores. Dos municípios da área de concessão da Tejo Atlântico, 16 escolas e mais de duas centenas de alunos participaram do evento, alguns deles conquistando posições de destaque no pódio. 

Na categoria Escolas, o Externato de Penafirme, localizado em Torres Vedras, conquistou o 1º lugar, seguido pela Escola Básica e Secundária do Alto dos Moinhos, em Sintra, que ficou com o 2º lugar. 

Já na categoria Docentes, três professoras foram premiadas.  

  • A Profª Maria da Conceição Marques, da EBS do Alto dos Moinhos, em Sintra, alcançou o 1º lugar; 
  • A Profª Inês Tomé, do Externato de Penafirme, em Torres Vedras, conquistou o 3º lugar;  
  • e a Profª Susana Palhais, da ES de Sacavém, em Loures, ficou com o 5º lugar. 

Na categoria Estudantes, no 2º ciclo do ensino básico (CEB), Júlia Pimpão e Ema Martins, ambas da EBS Alto dos Moinhos, em Sintra, alcançaram o 2º e 3º lugar, respetivamente. Já no 3º ciclo do ensino básico (CEB), todos os lugares do pódio foram ocupados por escolas da área da Tejo Atlântico. Os alunos Duarte, Mateus e Madalena, da EBS Alto dos Moinhos, conquistaram o 1º, 3º e 4º lugar, respetivamente. Do Externato de Penafirme, os alunos Rodrigo e Francisco alcançaram o 2º e 5º lugar. 

A Água do Tejo Atlântico parabeniza todos os vencedores e agradece a participação de todos os envolvidos! 

A competição nacional do AQUAQUIZ 2023 registou os seguintes números: 

  • 783 participantes, incluindo 232 alunos do 2º ciclo, 434 alunos do 3º ciclo, 20 professores e 97 outros participantes. 
  • 67 escolas com representantes na competição. 
  • Foram criados 800 novos registos de jogadores durante o período da competição. 
  • 2.274 jogos de tabuleiro foram criados, sendo que 36% deles foram realizados remotamente, totalizando 1.005 jogos. 
  • 1.841 batalhas foram criadas. 
  • Os professores contribuíram com 221 novas questões de quiz sugeridas. 

O AQUAQUIZ foi desenvolvido para ser jogado em sala de aula no formato de "Tabuleiro Virtual" e aborda perguntas relacionadas a diversas dimensões da água, abrangendo conteúdos programáticos dos dois ciclos de ensino. O jogo está dividido em quatro categorias: Planeta Azul, Aqua Lab, Fábricas de Água e Uso Eficiente. 

Além disso, o AQUAQUIZ está disponível como um aplicativo móvel para smartphones (iOS e Android) e pode ser jogado em formato de "Batalha" entre duas pessoas. 

Desde o seu lançamento em 1º de fevereiro de 2019, o AQUAQUIZ conta com cerca de 11.700 utilizadores e envolveu mais de 800 escolas. Até o momento, mais de 61.000 jogos foram realizados, incluindo 37.972 jogos de tabuleiro e 23.778 batalhas. O jogo é cofinanciado pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Transição Energética, como parte da Estratégia Nacional de Educação Ambiental.  

O AQUAQUIZ é uma das ferramentas disponibilizadas pelo Grupo Águas de Portugal para apoiar o desenvolvimento de práticas pedagógicas participativas, criativas e dinâmicas, promovendo a valorização da água em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

O jogo continua disponível em www.aquaquiz.pt para aqueles que desejam testar seus conhecimentos sobre água.