Eleja o Plano AgIR, finalista do Prémio de Inovação da ERSAR 2024
O AgIR – Plano de Ação para a Gestão das Águas Industriais Residuais, desenvolvido pela Águas do Tejo Atlântico, está entre os três nomeados ao Prémio de Inovação - Edição 2024 da ERSAR!
Este reconhecimento reforça o compromisso da empresa com a inovação e a sustentabilidade na gestão da água. O projeto vencedor será escolhido por votação pública durante as Conferências de Março da ERSAR, no dia 6 de março de 2025. Todos os participantes inscritos terão a oportunidade de votar e participar na escolha do projeto vencedor.
A participação nas Conferências de março apenas está disponível on-line (presencialmente já estão encerradas), apenas tendo de se inscrever https://www.conferenciasdemarco.com/Home/Register
Apoie o Plano AgIR com o seu voto!
Conheça com mais detalhe os três projetos finalistas:
- AgIR pela água! | Águas do Tejo Atlântico, SAAs afluências indevidas por motivo do encaminhamento de águas residuais industriais sem o devido tratamento têm vindo a ser identificadas como um dos problemas críticos com que as entidades gestoras se confrontam. O AgIR surge da necessidade de resolução deste problema ambiental, através da criação de parcerias e sinergias para atuar no âmbito das afluências indevidas e desta forma, criar conhecimento, valor, estratégias e soluções em colaboração com os diferentes atores.
- Centro de Controlo de Energia e Emissões (CCEE) | EPAL - Empresa Portuguesa das Águas Livres, S.A.Consiste na implementação de um sistema que permita monitorizar e gerir o consumo energético da EPAL e da AdVT, de forma a reduzir o mesmo, otimizando o consumo das instalações e simultaneamente gerir e monitorizar as unidades de produção de energia de fontes renováveis instaladas. Este sistema visa melhorar a operação, gestão, manutenção e reporte das instalações, especialmente no que diz respeito à energia produzida e consumida e às emissões geradas no desenvolvimento da atividade das empresas.
- Wat(t)er FabLab – Impressão 3D | CMPEAE - EMPRESA DE ÁGUAS E ENERGIA DO MUNICÍPIO DO PORTO, EEMÉ um projeto inovador que utiliza impressão 3D para responder aos desafios operacionais da empresa de forma sustentável. Tendo surgido da vontade de reciclar resíduos produzidos nas obras de reparação da empresa, o projeto recorre a bioplásticos biodegradáveis e recicláveis, permitindo a produção interna de peças essenciais para a gestão das infraestruturas de abastecimento de água, com custos até 70% inferiores aos tradicionais.