Pretendemos ser reconhecidos, nacional e internacionalmente como uma empresa de referência no setor da água em Portugal, pela qualidade do serviço prestado, inovação, competência, eficiência, sustentabilidade e criação de valor.

Dia Nacional da Água: Vamos Celebrar A Água!

Água com a qualidade adequada para cada uso específico... Porque: Água há só uma!

Se considerarmos que o “lado A” da água se vira para os consumos essenciais humanos o “lado B”, não menos importante, vira-se para o bem-estar, para a saúde pública, para a salvaguarda dos ecossistemas e para o desenvolvimento económico, nomeadamente turísticos, agrícolas e industriais. Neste lado B estamos a falar, por exemplo, da água usada e tratada em Fábricas de Água, apta para se constituir como uma origem alternativa para usos não potáveis! Isto é para comemorar!

No próximo dia 1 de outubro, celebramos o Dia Nacional da Água, uma ocasião importante para refletir sobre a importância da água nas nossas vidas e o “circular” contínuo que a torna disponível para diversos usos, não apenas o consumo humano. "Água é só uma, com o seu lado A e o lado B", destacando a água que consumimos e que se constitui como o nosso Capital Natural (Lado A) e o tratamento e valorização de águas com origens alternativas (Lado B).

A água é um recurso vital para a humanidade, sendo essencial para a nossa sobrevivência. O Lado A da água representa aquela que consumimos diretamente, seja para beber, cozinhar ou utilizada na higiene pessoal. No entanto, muitas vezes esquecemos do Lado B, que envolve o tratamento de águas residuais e a sua transformação numa fonte valiosa para diversas utilizações.

 

Tratamento e Valorização da Águas e a sua (re)utilização:

É um processo fundamental que permite a transformação das águas usadas em recursos valiosos, nomeadamente numa “nova” água capaz de ser usada em usos não potáveis, tais como:

Rega de Parques e Jardins:

As águas tratadas desempenham um papel essencial na rega de parques e jardins, garantindo a vitalidade de nossas áreas verdes públicas e o bem-estar das populações.

Lavagem de Ruas e Espaços Públicos:

Águas tratadas são utilizadas para manter nossas ruas limpas, contribuindo para cidades mais sustentáveis e verdes.

Irrigação Agrícola:

As águas tratadas são usadas para irrigar campos agrícolas, garantindo a sustentabilidade da atividade.

Indústria:

A indústria depende das águas tratadas para processos de fabrico, refrigeração e outros usos industriais.

Preservação do Ambiente: A água tratada também é usada para proteger e conservar ecossistemas aquáticos e a vida selvagem.

 

Neste Dia Nacional da Água, convidamos todos a sorrir ao reconhecer a importância do tratamento da Água e suas inúmeras utilizações essenciais ao nosso dia-a-dia. Cada ação que tomamos para preservar a água e apoiar iniciativas sustentáveis circulares tem um impacto positivo no nosso ambiente e na qualidade de vida das gerações futuras.