Pretendemos ser reconhecidos, nacional e internacionalmente como uma empresa de referência no setor da água em Portugal, pela qualidade do serviço prestado, inovação, competência, eficiência, sustentabilidade e criação de valor.

Dia Mundial da Água: Milhares de Crianças e Jovens Participam em Atividades de Educação Ambiental

Ao longo da semana de 22 de março, data em que se assinala o Dia Mundial da Água, a Tejo Atlântico comemora a efeméride com uma série de iniciativas de educação e sensibilização ambiental envolvendo milhares de crianças e jovens, com o intuito de sensibilizar o público para a importância da água e da preservação ambiental.

No Convento do Varatojo, em Torres Vedras, as atividades da Semana da Floresta e da Água 2024 estão em pleno andamento, com mais de cinco centenas de crianças e professores das escolas do 1º ciclo do ensino básico do concelho a participar ativamente. Organizado pelo Município, este evento conta com a participação anual da Tejo Atlântico desde sua primeira edição e tem como objetivo principal sensibilizar para a importância crucial da água nas nossas vidas.

Em Alcobaça, o município vai realizar nos dias 21 e 22 de março, mais uma edição dos "Dias + Verdes 2024" no Parque Verde, junto ao Centro de Interpretação e Educação Ambiental (CIEA) de Alcobaça, assinalando também os dias da floresta e da água. Este evento, dirigido às escolas, oferece várias sessões ao longo de dois dias, proporcionando a cerca de 350 alunos a oportunidade de aprenderem sobre questões ambientais, incluindo a importância da água, de uma forma interativa, que contará no dia 22 com a presença da Tejo Atlântico na dinamização de diversas atividades.

Este ano, também os Municípios da Lourinhã e da Amadora quiseram assinalar esta efeméride trazendo alguns dos seus alunos a visitar o Centro de Educação Ambiental da Tejo Atlântico e a Fábrica de Água (FA) de Beirolas. Foram mais de duzentos os alunos que que se juntaram aos já habituais visitantes da Fábrica de Água de Beirolas, no Parque das Nações. Para além da visita à ETAR os alunos de diversas escolas desses concelhos tiveram oportunidade de aprender a valorizar a água, através da dinamização de jogos e atividades mais lúdicas, que visão sensibilizar para a conservação e o uso sustentável da água.

Em Lisboa, no dia 23 de março, a comunidade em geral terá a oportunidade de participar numa ação de observação de aves no Estuário do Tejo, junto ao Parque do Tejo, e visitar o Centro de Educação Ambiental de Beirolas e a Fábrica da Água. Organizada pelas Águas do Tejo Atlântico em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, esta atividade, integrada nas comemorações do dia da água, requer inscrição prévia devido ao número limitado de participantes, proporcionando uma oportunidade única de aprender sobre a importância da água na vida urbana.

Estas ações não evidenciam apenas a vital importância da água como recurso essencial, mas também sublinham a urgência de medidas concretas para garantir sua preservação para as gerações futuras. O Dia Mundial da Água é um lembrete impactante de que cada um de nós desempenha um papel fundamental na proteção deste recurso vital para a vida. O compromisso demonstrado pelos municípios portugueses em promover a conscientização ambiental e a educação sobre a relevância da água para as comunidades locais e para o planeta como um todo é evidente nessas iniciativas. Em 2024, este dia adquire um significado especial, centrando-se nos benefícios da gestão da Água como um instrumento para a Prosperidade e Paz. Fortalecer a cooperação entre comunidades e países, prevenindo conflitos é por isso fundamental para a construção de um futuro mais sustentável.