Concurso “O Mar começa aqui” tem vencedores
O “Mar começa aqui” – concurso nacional da ABAAE – Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, com o apoio da Águas do Tejo Atlântico – envolveu mais de 97 mil alunos e 347 escolas, que pintaram 206 sargetas ou sumidouros em todo o território. O concurso sensibiliza os jovens para que “Tudo o que cai no chão, vai parar ao mar”.
Na área de concessão da Águas do Tejo Atlântico participaram 60 escolas de 13 dos 23 Municípios servidos. A nível nacional, dos 96 municípios envolvidos neste concurso, destaque para o Município da Nazaré que foi um dos seis premiados. Dos 16 prémios atribuídos a escolas (a nível nacional e regional), no concurso regional, na área de concessão da Tejo Atlântico, foram atribuídos três prémios ex-áqueo e duas menções honrosas:
Premiados Ex-aequo
EB Norte (Nazaré)
EB Vasco Santana (Odivelas)
Centro Educação Especial Rainha D. Leonor (Caldas da Rainha)
Menções Honrosas
Infancoop CRL Caldas da Rainha)
JI Sobreiro Curvo (Torres Vedras)
O “Mar começa aqui” sensibiliza para a necessidade de preservação dos ecossistemas, da biodiversidade e da qualidade da água doce e salgada em particular. Este concurso de educação ambiental pretende educar para uma cidadania ativa incitando os jovens a passar a mensagem de que “Tudo o que cai no chão, vai parar ao mar” (as sarjetas e os sumidouros são importantes dispositivos de entrada de fluxos de água, dado que garantem o acesso das águas pluviais às redes de drenagem, contudo, são frequentemente objeto de deposição inadequada de resíduos, tal como acontece com as redes de saneamento de águas residuais),