Auditoria de concessão pela norma ISO 55001 concluída com sucesso
A Norma ISO 55001 estabelece os requisitos para um sistema de gestão para a gestão de ativos. O sistema de gestão da ISO 55001 proporciona um enquadramento para o estabelecimento de políticas, governança e processos de gestão de ativos que permitem à organização ir ao encontro dos seus objetivos estratégicos, otimizando a relação entre os riscos, os custos e o desempenho, numa perspetiva integrada do ciclo de vida dos ativos físicos e assegurando que os mesmos cumprem o seu propósito, gerando valor.
A Na mais recente auditoria à Tejo Atlântico, aos subsistemas de Alcântara, Guia e Santa Cruz irá permitir a instrução da proposta de certificação, por parte da equipa auditora, à Direção de Certificação da SGS, no referido referencial normativo, sendo que foram também destacados como pontes fortes do sistema a competência e motivação das equipas, bem como o seu envolvimento e consciencialização, o processo de reorganização da manutenção, a estrutura organizacional da Direção de Gestão de Ativos, a revisão do manual de funções, o planeamento, as metodologias de decisão e o desempenho financeiro.
No decurso da auditoria foram registadas duas não conformidades e nove oportunidades de melhoria e a equipa auditora referiu que o sistema de gestão está, globalmente, concebido, implementado e mantido de acordo com os requisitos da(s) norma(s) de referência; e demonstra aptidão para, de uma forma consistente, cumprir os requisitos aplicáveis, e atingir os objetivos e realizar a(s) política(s) da Organização.