Pretendemos ser reconhecidos, nacional e internacionalmente como uma empresa de referência no setor da água em Portugal, pela qualidade do serviço prestado, inovação, competência, eficiência, sustentabilidade e criação de valor.

Águas do Tejo Atlântico grande vencedora nos “Water Europe Awards”

Os “Water Europe Awards” distinguiram a Águas do Tejo Atlântico, com o seu projeto “Rega sustentável com água+ no Parque das Nações”, na categoria “Prémio de Tecnologias e Infraestruturas de Água”.

Este prémio, atribuído pela maior instituição da Europa no setor, é um reconhecimento claro da estratégia e do trabalho que a Águas do Tejo Atlântico vem desenvolvendo na produção e utilização da água+, marca de proximidade para água reciclada que se apresenta como fonte segura e alternativa de água para vários usos sustentáveis não potáveis, em linha com a economia circular e da mitigação dos efeitos das alterações climáticas. Este prémio destaca também a Camara Municipal de Lisboa pela implementação deste projeto sustentável numa das zonas verdes mais frondosas da nossa Capital Europeia.

A Tejo Atlântico e a Câmara Municipal de Lisboa têm em curso vários projetos de rega de parques e jardins verdes com água+, tendo este prémio destacado que para a rega dos espaços verdes na zona norte do Parque das Nações (295 000 m2) com água+, água residual tratada para reutilização Classe A, produzida na Fábrica de Água de Beirolas com um volume diário de um milhão e duzentos mil litros de água+ (1.200.000 l/dia), protegendo as origens naturais de água que constituem o Capital Natural da região e do País e salvaguardando a água com qualidade potencialmente potável para consumos prioritários como o consumo humano.

A Fábrica de Água de Beirolas implementou uma linha de tratamento com vista à rega de parques e jardins da cidade com água+, um investimento cofinanciado em cerca de 612 mil euros pelo Fundo de Coesão. A Fábrica de Água de Beirolas implementou uma linha de tratamento com vista à rega de parques e jardins da cidade com água+, um investimento cofinanciado em cerca de 612 mil euros pelo Fundo de Coesão.Este projeto implementou um plano estruturado de monitorização da qualidade da água, bem como medidas de prevenção e minimização de riscos para garantir a saúde pública uma vez que se trata do primeiro licenciamento para o uso de água reutilizada da Fábrica de Água de Beirolas, em conformidade com o recente Regulamento Normativo 119/2019.

Desde o seu lançamento em 2015, os Water Europe Innovation Awards têm aumentado a visibilidade de novas abordagens, soluções e tecnologias inovadoras relacionadas com a água com elevado potencial de mercado ou aplicação de alto valor, com o objetivo de preparar o caminho para a implementação do Water Europe Innovation Awards. Europe Vision 2030 “ O valor da água: Rumo a uma Sociedade Water-Smart ”.

A cerimónia de entrega de prémios realizou-se no final do dia 21 junho, em Bruxelas, onde Rita Lourinho, responsável pela Inovação e Desenvolvimento da Águas do Tejo Atlântico recebeu esta honra da instituição Water Europe, presidida por Hans Goossens.

A distinção da Tejo Atlântico nos "Water Europe Awards" reforça a importância e a relevância das iniciativas sustentáveis no setor de água. Esse reconhecimento evidencia que o investimento investir em projetos “circulares” e que promovem a utilização responsável da água são alternativas credíveis para a mitigação das alterações climáticas, e fundamentais para o futuro da gestão hídrica. A Europa, ao premiar essa iniciativa, demonstra o seu apoio e incentivo às estratégias e tecnologias inovadoras que impulsionam uma abordagem mais sustentável e consciente em relação aos recursos hídricos, bem como, fomentam uma proximidade real e circular com as comunidades. A principal relevância deste reconhecimento materializa-se na inspiração que o mesmo possa gerar nos vários agentes do setor da água, impulsionando-os a seguirem uma estratégia de preservação da água potável e promover o uso sustentável da água através das origens alternativas de água.

A “água+” é uma marca registada da Águas do Tejo Atlântico, empresa do Grupo Águas de Portugal, que materializa o conceito ApR (água para reutilização) junto das comunidades e, pela proximidade e segurança, constitui-se como um ativo relevante para um território onde as pessoas são o primeiro foco da atividade sustentável dos agentes do setor da água. Ao contribuir para uma gestão mais eficiente e sustentável dos recursos hídricos, constituindo um benefício como fonte de água alternativa para usos não potáveis, esta marca potencia o cumprimento do compromisso assumido relativamente aos objetivos da estratégia “Europa 2020” em promover projetos e produtos que visem contribuir para o crescimento sustentável na União Europeia (UE) em termos de sustentabilidade e eficiência no uso de recursos, bem como, prosseguir os desígnios do Milénio das Nações Unidas.