Pretendemos ser reconhecidos, nacional e internacionalmente como uma empresa de referência no setor da água em Portugal, pela qualidade do serviço prestado, inovação, competência, eficiência, sustentabilidade e criação de valor.

Águas do Tejo Atlântico estende, em Lisboa, um Tapete Verde para receber o Papa

Acreditamos que é a primeira vez que o Papa é recebido com um relvado regado com água+ (água reciclada produzida na Fábrica de Água de Beirolas)

Para os mais atentos, mesmo ali atrás do Altar-palco onde o Papa Francisco vai celebrar a Missa final da Jornada Mundial da Juventude, encontra-se a Fábrica de Água (ETAR) de Beirolas, gerida pela Águas do Tejo Atlântico, uma das 4 infraestruturas que irão garantir o adequado tratamento ao elevado caudal incremental (esgotos) produzido por todos os que visitam neste período as Cidades de Lisboa e Loures.  

Mas vamos mais longe, Na Fábrica de Água de Beirolas estamos a produzir água reciclada (água+), com qualidade licenciada (água residual tratada para reutilização Classe A), para a rega do relvado em frente ao Altar-palco, conferindo à Camara Municipal de Lisboa a capacidade de apresentar um Tapete Verde sustentável nestas JMJ 2023.

A Águas do Tejo Atlântico e a Câmara Municipal de Lisboa têm em curso vários projetos de rega de parques e jardins verdes com água+, tendo conquistado o “Water Europe Awards” com o projeto “Rega sustentável com água+ no Parque das Nações”, na categoria “Prémio de Tecnologias e Infraestruturas de Água”.

Este projeto implementou um plano estruturado de produção e monitorização da qualidade da água, bem como medidas de prevenção e minimização de riscos para garantir a saúde pública uma vez que se trata do primeiro licenciamento para o uso de água reutilizada da Fábrica de Água de Beirolas, em conformidade com o recente Regulamento Normativo 119/2019.

Estender a Rega com água reciclada ao Tapete Verde das JMJ reforça a importância e a relevância das iniciativas sustentáveis no setor de água e evidencia que o investimento em projetos “circulares”, promovendo a utilização responsável da água, são alternativas credíveis para a mitigação das alterações climáticas, e fundamentais para o futuro da gestão hídrica.

Nos últimos 482 dias, a Tejo Atlântico e a Camara Municipal de Lisboa pouparam 578.400 m3 de água potável, graças à utilização consciente e valorização das águas residuais tratadas. Esta é uma conquista que nos enche de orgulho e nos incentiva a continuar a preservar os recursos naturais.