Águas do Tejo Atlântico e a Câmara Municipal de Lisboa assinam contrato para futuro + sustentável da água em Lisboa
A Águas do Tejo Atlântico e o Município de Lisboa assinaram contrato para fornecimento de água+ (ApR: Água para Reutilização) com o objetivo de promover a eficiência hídrica na cidade e reforçar a sustentabilidade do território.
Este acordo, que surge também para mitigar os efeitos das alterações climáticas, considerando os eventos extremos cada vez mais frequentes (como a escassez de água e a redução da pluviosidade), e de reduzir a pressão sobre os recursos hídricos existentes (salvaguardando a água potável e as águas subterrâneas). Com o fornecimento da “água+”, água reciclada nas Fábricas de Água geridas pela Águas do Tejo Atlântico em Lisboa, a capital portuguesa promove a sua sustentabilidade ambiental, social, um passo significativo na gestão eficiente dos recursos hídricos e na adaptação às alterações climáticas.
O contrato agora assinado é resultado de um projeto piloto iniciado em março de 2022, que demonstrou a viabilidade técnica e os benefícios ambientais e económicos da reutilização de águas residuais tratadas em Lisboa. Este período piloto permitiu a rega de espaços verdes emblemáticos como a Zona Norte do Parque das Nações, utilizando água+, ApR de Classe A, e que se constituiu como um passo importante para a cidade na busca por soluções inovadoras e sustentáveis na gestão do ciclo urbano da água.
Representa um avanço significativo na gestão sustentável dos recursos hídricos em Lisboa.
“Este projeto piloto foi uma novidade absoluta no âmbito da administração pública”, explica o Vereador Ângelo Pereira, responsável pelo pelouro da Estrutura Verde na Câmara Municipal de Lisboa. Ainda mais, “o potencial de replicação deste projeto permitirá impulsionar a acessibilidade, a partilha e o conhecimento sobre a reutilização de águas residuais tratadas, uma solução cada vez ambientalmente mais eficiente e mais económica na gestão circular da água nas cidades”.
Do ponto de vista ambiental, a reutilização de águas usadas e tratadas contribui para a salvaguarda do Capital Natural “água” e a redução da rejeição de efluentes no estuário do Tejo. Socialmente, o projeto aumenta a resiliência da cidade às alterações climáticas e promove a consciencialização ambiental entre os cidadãos. Do ponto de vista económico, a utilização de água+ em rega e lavagens é uma solução eficaz que reduz os custos associados ao transporte e tratamento de água potável, além de fomentar a inovação e o desenvolvimento regional.
Este acordo entre a Águas do Tejo Atlântico, S.A. e o Município de Lisboa é um exemplo de colaboração e parceria entre entidades públicas com resultados e soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios urbanos contemporâneos.
Objetivos das Partes:
- Águas do Tejo Atlântico, S.A.: Produzir e fornecer “água+” de elevada qualidade, investindo em infraestruturas e tecnologias necessárias para garantir a conformidade com os parâmetros legais, em total articulação com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
- Município de Lisboa: Utilizar a água+ para rega de parques e jardins públicos, expandir a rede de distribuição de água não potável e promover a conscientização ambiental entre a população para promover a rega de espaços verdes e outras necessidades urbanas, reduzindo o consumo de água potável.