Pretendemos ser reconhecidos, nacional e internacionalmente como uma empresa de referência no setor da água em Portugal, pela qualidade do serviço prestado, inovação, competência, eficiência, sustentabilidade e criação de valor.

Águas do Tejo Atlântico comemora Dia Mundial da Água com municípios e populações

A Tejo Atlântico irá assinalar o Dia Mundial da Água, 22 de março, desenvolvendo um conjunto de iniciativa que tem como objetivo sensibilizar para a importância do uso eficiente da água, para o papel das Fábrica de Água na sustentabilidade dos recursos hídricos da região e o seu contributo na economia circular.

Das várias iniciativas destacamos a parceria com a Águas de Portugal e o Pavilhão do Conhecimento – Centro de Ciência Viva, organizando um ciclo de conversas “A última gota”, dia 22 de março, entre as 10 e as 13h, via streaming no Youtube. Nesta conferência a Tejo Atlântico irá apresentar o tema “Podemos Fabricar Água?”

Outra projeto em que a empresa está envolvida é o “H2Off conta com todos”. Em articulação com a Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA) e o Grupo Águas de Portugal que desafia toda a população a fechar a torneira durante 1 hora, no dia 22 de março, às 22 horas. A iniciativa “hora de fechar a torneira – H2Off” promove a mudança de comportamentos, apelando à consciência sobre o uso correto e eficiente da Água. Esta ação conta também com a participação das escolas do primeiro ciclo do município de Torres Vedras.

Durante o dia 22 estão previstas várias ações com os municípios como são a campanha “O Mar começa aqui”, envolvendo a população escolar dos municípios de Cascais e Loures, abordando o tema “Para onde vai a água depois de utilizada?” No âmbito do Programa EcoEscolas da ABAE, nos dias 22 e 23 de março, no município da Lourinhã, a Tejo Atlântico irá realizar diversas ações de sensibilização por videoconferência para alunos dos três agrupamentos de escolas do concelho, enquanto, em Óbidos, estará em destaque o projeto Peixes Nativos, com a inauguração dos painéis colocados junto aos rios Real e Arnóia.

Estas iniciativas fazem parte da estratégia da empresa e o seu compromisso com a economia circular, nomeadamente, reduzir, reciclar e reutilizar, poupando recursos finitos como é o caso da água e introduzindo nos novos ciclos produtivos, água reciclada, lamas com potencial orgânico ou biogás para a produção de energia verde.

Recorde-se que o Dia Mundial da Água celebra-se dia 22 de março por declaração da Assembleia Geral da Organização em 1992.