Pretendemos ser reconhecidos, nacional e internacionalmente como uma empresa de referência no setor da água em Portugal, pela qualidade do serviço prestado, inovação, competência, eficiência, sustentabilidade e criação de valor.

Águas do Tejo Atlântico celebrou Dia Mundial do Saneamento com várias atividades

Do concurso “Vais Ver Golfinhos ou Ficas a Ver Navios” ao Lançamento da primeira pedra da Beneficiação da Fábrica de Água de Arruda dos Vinhos, passando pelas ações de educação ambiental no terreno.

A Águas do Tejo Atlântico marcou o Dia Mundial do Saneamento, que se celebra a 19 de novembro, com a organização de um conjunto de ações diretamente associada à atividade da empresa.

Uma das iniciativas foi o concurso no Instagram “Vais Ver Golfinhos ou Ficas a Ver Navios” com frases sobre o trabalho da Tejo Atlântico na preservação dos ecossistemas marinhos e que levou o grupo de vencedores a avistar golfinhos numa embarcação no Estuário do Tejo, numa iniciativa de ficará por muito tempo na memória dos participantes.

Nos últimos anos, tem sido evidente o surgimento de mais golfinhos no rio Tejo, consequência da melhoria da qualidade da água e do contributo da Águas do Tejo Atlântico no tratamento das águas residuais que são devolvidas ao rio e ao mar em condições ambientalmente seguras. Esta ação tem como objetivo trazer maior consciência à população do papel da atividade da Tejo Atlântico na proteção da fauna marinha.

  

 

Outra iniciativa de enorme importância que decorreu no Dia Mundial do Saneamento foi Lançamento da Primeira Pedra da empreitada de Beneficiação da Fábrica de Água de Arruda dos Vinhos. Uma obra adjudicada pelo valor de 4.823.280,00€ milhões de euros que tem como objetivo a remodelação desta instalação dotando-a com novas etapas de equalização e tratamento primário e que inclui também a remodelação das etapas de pré-tratamento, tratamento biológico, tratamento de lamas. Esta empreitada tem uma duração prevista de 720 dias e vai permitir capacitar e melhorar a infraestrutura para tratar a generalidade dos caudais afluentes à Fábrica de Água de Arruda dos Vinhos com benefícios na preservação do ambiente e da saúde pública.

 

 

Ao nível da educação ambiental, a Águas do Tejo Atlântico desenvolveu várias iniciativas em parceria com os municípios e outros stakeholders, com destaque a  parceria com a AGEO - Apiring Geoparque Oeste,  a Junta de Freguesia de Reguengo Grande e a Lourambi – Associação Ambiental da Lourinhã,  abriu as portas da Fábrica de Água do Reguengo Grande, integrando a visita guiada num passeio pedestre pelo Vale Cornaga,. Esta ação educativa muito participada, abordou, entre outros, o contributo da atividade das Fábricas de Água para a melhoria da qualidade das massas de água, nomeadamente das ribeiras do Oeste.

 

Pra fechar e também neste âmbito a Águas do Tejo Atlântico vais estar presente numa conferência sob o tema Acelerar a Mudança na Roca Lisboa Gallery, em Lisboa, em parceria com a We Are Water Foundation, Fundação da Roca

 

Recordamos que o “World Toilet Day” foi proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, através da resolução 67/291 de 23 de julho de 2013 e celebra-se anualmente a 19 de novembro.