AgIR apresentado em Rio Maior
O AgIR é um projeto que tem como objetivo contribuir para erradicar as afluências industriais indevidas às redes de drenagem municipal, aos sistemas de tratamento e às linhas de água. Esta iniciativa coordenada pela Tejo Atlântico é um trabalho técnico de proximidade em três vértices; A Tejo Atlântico, os municípios e as industrias.
Este projeto que teve início em 2022 com a visita e análise a 36 industrias representativas das 105 consideradas prioritárias. Será desenvolvido de forma faseada e contempla nesta primeira etapa, seis municípios; Alenquer, Cadaval, Óbidos, Rio Maior, Sobral de Monte Agraço e Vila Franca de Xira.
A primeira ação de 2023 teve lugar no município de Rio Maior, onde, na sessão de abertura, o Presidente da Câmara Municipal, Filipe Santana Dias, enalteceu a iniciativa e desafiou os representantes de cerca de 10 industrias a participarem e envolverem de forma proactiva nesta oportunidade com benefícios para todos.
Recorde-se que para este projeto de quatro anos, o Fundo Ambiental disponibilizou um apoio no valor de 4,4 milhões de euros.