Pretendemos ser reconhecidos, nacional e internacionalmente como uma empresa de referência no setor da água em Portugal, pela qualidade do serviço prestado, inovação, competência, eficiência, sustentabilidade e criação de valor.

300 participantes visitam a Tejo Atlântico através do Ciência Viva no Verão

Em tempo de férias, a Tejo Atlântico voltou a associar-se à maior campanha de divulgação de ciência e tecnologia a nível nacional dirigida a todas as famílias portuguesas.

Cerca de 300 participantes, de gerações diferentes, ficaram a conhecer uma “fábrica de água”, percecionando para onde vai a água depois de utilizada no nosso dia-a-dia, como se trata e quais as suas utilizações e os seus destinos. Ficaram também a saber que as nossas Fábricas (estações de tratamento de águas residuais) são um excelente exemplo de economia circular, já que partir do tratamento da água residual pode produzir-se energia, as lamas resultantes do tratamento podem ser usadas como fertilizante agrícola, e, principalmente, a água tratada pode ser utilizada para diversos fins antes de ser devolvida à natureza, garantindo a excelente qualidade da água dos rios e praias da região. Contudo as visitas realizadas às Fábricas de Água de Alcântara, Charneca (Óbidos), Frielas (Loures) e S. Martinho do Porto permitiram também aos visitantes sensibilizá-los para a necessidade de alteração de comportamentos com vista ao uso eficiente da água e aos cuidados que devem ter, não deitando resíduos na rede de esgotos, contribuindo deste modo para uma correta gestão do ciclo urbano da água.

Destaque ainda para as ações integradas no projeto Peixes Nativos, que deram a conhecer aos participantes (cerca de uma centena) a biodiversidade de algumas das ribeiras do Oeste e necessidade de preservar espécies ameaçadas. Também pelo segundo ano consecutivo realizaram-se duas visitas ao Centro de Educação Ambiental – Água a 360º, numa parceria com a Águas de Portugal e, este ano, temos ainda uma novidade para a cidade de Lisboa, numa atividade realizada em parceria com a EPAL, que terá lugar no próximo dia 10 de setembro: “Do Chafariz à Fábrica de Água”, visita que inclui uma visita ao Aqueduto das Águas Livres e a Fábrica de Água de Alcântara, integrando um percurso pedestre ao longo do que será o Corredor Verde do Vale de Alcântara.

No total foram doze as ações realizadas onde o entusiasmo dos participantes foi notório. Contámos com a participação de famílias de todo o país que, curiosas, deslocaram-se algumas delas centenas de quilómetros para aprender mais sobre a água, um recurso escasso que cada vez mais urge preservar. A Tejo Atlântico continua assim a apostar na realização de atividades em parceria, não só com os seus Municípios, mas também com o MARE-ISPA, Associação PATO e Empresas do Grupo em benefício das populações e o ambiente.

Sendo o verão uma época de excelência para a Tejo Atlântico, durante os meses de julho e agosto, foram realizadas ações de sensibilização junto das populações locais em treze praias da região, em nove municípios. As ações envolveram mais de dois milhares de veraneantes, sobretudo crianças e jovens, que participaram no programa “Amar o Mar e o Rio”.