Pretendemos ser reconhecidos, nacional e internacionalmente como uma empresa de referência no setor da água em Portugal, pela qualidade do serviço prestado, inovação, competência, eficiência, sustentabilidade e criação de valor.

30 Anos de Alcântara, Beirolas e Chelas

As Fábricas de Água (ETAR) de Alcântara, Beirolas e Chelas, comemoram 30 anos de atividade em 2019 e marcaram uma rotura com o passado no que refere às condições de recolha, tratamento e devolução das águas residuais tratadas na cidade de Lisboa.

Passados 30 anos, há uma ténue memória do que eram as cidades portuguesas no que concerne às infraestruturas de tratamento de águas residuais, nomeadamente na cidade de Lisboa e poucos se lembrarão das condições ambientais do rio Tejo nessa época.

 

Hoje, os residentes e visitantes de Lisboa dão como adquirida a qualidade ambiental da cidade e do rio Tejo. Para que isso fosse possível muitos operadores, técnicos e gestores desenvolveram um trabalho notável para se chegar ao atual nível de eficiência, qualidade e dar resposta a uma sociedade cada vez mais exigente.

Estas três infraestruturas são responsáveis pelo tratamento de forma ambientalmente segura, de águas residuais de cerca de 1.2 milhões e tratam em média cerca de 282.500 m3 por dia e estão entre as maiores Fábricas de Água existentes em Portugal.

 

Para marcar estes 30 anos, foi organizado um encontro na Fábrica de Água de Chelas, que juntou as pessoas do passado e presente , que de alguma forma estiveram ligadas à história e vida destas três instalações, aproveitando esta ocasião para uma pequena celebração com castanhas, nesta típica temporada de magusto.