Pretendemos ser reconhecidos, nacional e internacionalmente como uma empresa de referência no setor da água em Portugal, pela qualidade do serviço prestado, inovação, competência, eficiência, sustentabilidade e criação de valor.

2022 cheio de momentos educativos

A sensibilização da população para um uso mais eficiente da água, ao nível da educação ambiental, continua a ser uma das apostas da Águas do Tejo Atlântico. Nessa área, a empresa tem como objetivo sensibilizar para o valor da água, sempre que possível mostrando in-loco qual o seu papel na gestão do ciclo urbano da água e o contributo das suas Fábricas de Água para uma economia mais circular, através da valorização dos produtos daí resultantes.

A Águas do Tejo Atlântico faz um balanço muito positivo das iniciativas realizadas em 2022 na área da educação ambiental.

 

Sessões de sensibilização online

As sessões de sensibilização online foram direcionadas para toda a comunidade escolar, que contaram com o envolvimento direto de cerca de 11 mil alunos e professores de mais de meia centena de turmas de escolas de 19 Municípios distintos, e que continuam a ser uma das apostas da Tejo Atlântico.

 

Visitas de estudo

 As visitas de estudo continuam a ser alvo de grande procura e sucesso, tendo em 2022 a empresa aberto a porta do seu Centro de Educação Ambiental e de onze das suas principais Fábricas de Água, espalhadas por toda a sua área de concessão, foi possível mais de dois mil visitantes (2.130 em 87 visitas de estudo realizadas).

 

Formação

A aposta na formação de qualidade, em parceria com ONGA, CFAE’s e outros stakeholders, permitiram a realização de treze ações de formação (maioritariamente direcionadas para professores, acreditadas por entidades certificadas pelo Ministério da Educação e com conteúdos alinhados com os programas curriculares e com o Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade), contaram com uma forte adesão: mais de 300 professores e dezenas de técnicos municipais.

 

Workshops temáticos

A dinamização de workshops temáticos, direcionados alguns para professores, e outros para as comunidades locais (de onde se destacam projetos nacionais como o Coastwatch e o Projeto Rios, ou os Peixes Nativos, este último um projeto da Tejo Atlântico, desenvolvido desde 2017 em parceria com o MARE-ISPA), permitiram o envolvimento direto de cerca de um milhar de participantes.

 

Exposições e ações de sensibilização

Destaque ainda para a aposta na itinerância de exposições temáticas e a comemoração de dias temáticos em conjunto com os seus Municípios, as ações de sensibilização nas praias com a dinamização de oficinas pedagógicas, como foi a REplasticAR+: rumo à economia circular, e os dias abertos às suas Fábricas de Água, integrados na sua maioria no programa Ciência Viva no Verão, foram outros exemplos de atividades desenvolvidas em 2022 que envolveram milhares de participantes.

A aposta em workshops e oficinas pedagógicas, assim como o desenvolvimento de projetos em parcerias, são e vão continuar a ser uma prioridade em 2023, pois com estas iniciativas  a  empresa  pretende mostrar e realçar  a  importância  da  consciencialização  e  alteração  de comportamentos, nomeadamente na proteção do Ambiente e do recurso Água, contribuindo assim para um futuro mais sustentável.