Pretendemos ser reconhecidos, nacional e internacionalmente como uma empresa de referência no setor da água em Portugal, pela qualidade do serviço prestado, inovação, competência, eficiência, sustentabilidade e criação de valor.

2021 melhor ano de produção de energia renovável na Tejo Atlântico

As Fábricas de Água produziram 18 GWh de energia elétrica a partir do biogás em 2021, refletindo o melhor ano de produção desde a criação da Águas do Tejo Atlântico.

A Tejo Atlântico tem vindo neste último ano a investir na aquisição de novos geradores para as Fábricas de Água (FA) de Frielas, São João da Talha e Beirolas, o que conjuntamente com a otimização dos processos (melhorias a nível de espessamento das lamas, etc) e a possibilidade de exportação de energia para a rede elétrica na FA da Guia implementada no final do ano de 2020, traduziram-se nestes bons resultados.

Para 2022, prevê-se que este valor possa ser superior com a entrada de em funcionamento de dois novos cogeradores na FA de Chelas, que devido às obras de remodelação em curso produziu cerca de três vezes menos que nos últimos 3 anos.

A FA da Guia em 2021 atingiu em termos de produção de energia o melhor ano de sempre registando uma autossuficiência anual de 80%, e tendo chegado a uma autossuficiência mensal de 97% e 92% nos meses de novembro e dezembro respetivamente.

A energia produzida a partir do biogás para autoconsumo representou assim 19,7% do consumo da empresa, e incluindo a energia renovável vendida (biogás e microprodução solar fotovoltaica) a autossuficiência da Tejo Atlântico atingiu os 20,2%.

Os resultados alcançados em 2021 são uma demonstração da estratégia de economia circular seguida pela empresa e do seu compromisso para uma atividade mais verde, com reflexos na qualidade de vidas dos cerca de 2,4 milhões de pessoas servidas por este sistema.