1º Workshop do Projeto Interreg Sudoe SOLLAGUA na Lourinhã
No dia 22 de maio, a Biblioteca Municipal da Lourinhã recebeu cerca de 20 participantes para o 1º Workshop do projeto Interreg SUDOE SOLLAGUA – Soluções baseadas na natureza e Living Labs para a reutilização de água no meio rural. O evento teve como objetivo apresentar o projeto SOLLAGUA às partes interessadas na cadeia de valor da reutilização de água, bem como identificar os fatores que limitam a reutilização e as medidas necessárias para superar os obstáculos.
O workshop iniciou-se com uma breve apresentação do projeto SOLLAGUA e a introdução do conceito de Living Lab – Laboratório Vivo – um ecossistema de inovação aberta onde as partes interessadas se reúnem para co-criar, explorar e avaliar soluções inovadoras.
Seguidamente, foram abordados os desafios da escassez de água associados às alterações climáticas que afetam as comunidades rurais, além das medidas a aplicar para enfrentar estes desafios. Foi realizada uma análise PEST (Política-Economia-Sociedade-Tecnologia) para identificar as barreiras e medidas a serem implementadas para promover a sua reutilização nos âmbitos político, económico, social e tecnológico.
O encontro também serviu para recolher contributos dos utilizadores finais e entender as suas necessidades em relação à reutilização de água para fins agrícolas, promovendo uma nova fonte de água e uma alternativa ao modelo linear tradicional de "fim de linha".
O consórcio português do projeto, composto pelo Instituto Superior Técnico e Tejo Atlântico, esteve presente na coordenação deste workshop, proporcionando uma valiosa troca de conhecimentos e experiência entre todos os participantes.