17 de maio - Dia Internacional da Reciclagem
A Tejo Atlântico trabalha com a matéria que provavelmente é reciclada há mais tempo no planeta; a Água.
Nesta data é importante relembrar que a reciclagem deve ser cada vez mais uma realidade, através da ciência e tecnologia nos processos de produção da água+ nas nossas Fábricas de Água, com segurança, para usos não potáveis, contribuindo para a sustentabilidade do planeta e para a Economia Circular poupando assim a água potável para consumo humano para usos mais nobres.
A água é um recurso cada vez mais escasso. Por isso mesmo, em dezembro de 2020, a água para abastecimento público começou a ser negociada na bolsa de Nova Iorque como uma commodity, à semelhança do que já acontece com o petróleo ou o ouro.
Pioneira na incorporação dos desafios da economia circular na gestão do círculo urbano da água, na lógica da economia circular, a parceria entre a Tejo Atlântico e a Câmara Municipal de Lisboa através do projeto de rega sustentável, com recurso a água+, nos jardins da zona norte do Parque das Nações. A Fábrica de Água de Beirolas implementou uma linha de tratamento com vista à rega de parques e jardins da cidade com água+, um investimento cofinanciado pelo Fundo de Coesão.
Em 2021, a Tejo Atlântico produziu 2.505.445m3 (2.505.445.000 litros) de água+ com potencial de reutilização na rega de espaços verdes, agricultura e industria.
Se a lavagem de carro com mangueira consome pelo menos 300 litros de água própria para consumo humano, pela reciclagem de água e reutilização da água+.