Pretendemos ser reconhecidos, nacional e internacionalmente como uma empresa de referência no setor da água em Portugal, pela qualidade do serviço prestado, inovação, competência, eficiência, sustentabilidade e criação de valor.

Fábrica de Água da Ericeira recebe Beneficiação no valor de 6,8M de Euros

Ao fim de 20 anos de atividade e cumprido o seu ciclo de vida, muito devido à sua exposição à proximidade do mar e à presença de gás sulfídrico presente nas águas residuais, a instalação necessidade de uma grande intervenção nos de órgãos, equipamentos e edifícios.

As intervenções previstas para a Fábrica de Água da Ericeira compreendem uma remodelação profunda da instalação ao nível das etapas de tratamento existentes e também dos edifícios operacionais. Inclui-se ainda a execução de linha dedicada a caudais de tempo húmido, de modo a evitar a descarga de excedentes junto à linha de costa.

A linha de tratamento de tempo seco compreenderá a instalação nos diversos domínios (construção civil, equipamentos, instalações elétricas, instrumentação, segurança), para uma adequada operacionalidade e segurança da instalação, conferindo fiabilidade aos equipamentos e operações unitárias.

A linha de tempo húmido integra intervenções já executadas no âmbito de uma empreitada precedente ao nível da construção do terceiro canal na obra de entrada e sistema de tamisação associado, dando à instalação capacidade de tratamento adicional para acomodar afluências associadas a chuvadas bem como a eventuais picos anómalos de caudal em época alta, face ao carácter unitário do comportamento do sistema de drenagem “em baixa” a montante e à proximidade do sistema de drenagem da Ericeira à linha de costa, de modo a contribuir para um desempenho ambiental elevado e para melhor proteção dos meios recetores associados.

As etapas de tratamento foram redimensionadas tendo em conta os novos equivalentes populacionais a servir, com tecnologias que pretendem maximizar a eficiência de tratamento, minimizar os custos operacionais e tornar a operação da instalação o mais automática possível.

Com estas intervenções vamos ter condições adicionais para o cumprimento do Título de Utilização de Recursos Hídricos (TURH), de preservação do ambiente e da saúde pública e minimizados os impactos da presença da instalação para as populações vizinhas.

Passará a ser produzida água+ (água para reutilização) de processo para utilização em usos internos com classe B (DL 199/2019).

Prevê-se ainda a construção de parque solar fotovoltaico com uma potência de referência de 300 Wp, para autoconsumo na Fábrica de Água, aumentando a eficiência energética da instalação e o nosso compromisso na mitigação do consumo de matérias-primas e aposta na circularidade. O concurso foi lançado com o valor de 6,8 milhões de euros.