Contributo na conservação do rio Jamor
A Tejo Atlântico apoiou o Clube de Tempos Livres da Associação de Pais da EB1 Armando Guerreiro e JI José Martins, no desenvolvimento do “Projeto Rios” da ASPEA - Associação Portuguesa de Educação Ambiental. O grupo, com 20 crianças entre os 6 e 10 anos, realizou a primeira saída de campo ao rio Jamor, a 26 de fevereiro, com o objetivo de conhecer e participar na conservação dos espaços fluviais, através da adoção de um troço do rio.
O “Projeto Rios” permitiu aos participantes, não só adotarem um troço de 500 metros do rio Jamor, no concelho de Oeiras, mas também a sua monitorização através de um kit, com diversos materiais para registo de dados, que permite explorar o rio e ter um primeiro contacto com as espécies de fauna e flora deste troço.
No final, a equipa da Tejo Atlântico demonstrou ao grupo como recolher dados que permita a correta caracterização do rio. Os participantes manifestaram grande interesse pelas informações sobre os macroinvertebrados enquanto indicadores da qualidade da água, tendo concluído que o rio Jamor se encontra “saudável” com o contributo da atividade da Tejo Atlântico.
Sobre o “Projeto Rios”
O Projeto Rios visa promover a participação social na conservação dos espaços fluviais, dando a oportunidade à comunidade de adotar um troço de 500 m de um rio ou ribeira. O grupo que adota o troço, para além de estar num laboratório natural nas saídas de campo, passa também a conhecer com maior pormenor a estrutura do rio ou ribeira da nascente à foz, abordando temáticas como a fauna, flora, entre outras.
Saiba mais aqui.