Pretendemos ser reconhecidos, nacional e internacionalmente como uma empresa de referência no setor da água em Portugal, pela qualidade do serviço prestado, inovação, competência, eficiência, sustentabilidade e criação de valor.

Águas do Tejo Atlântico acolhe o Exercício Simulacro FÉNIX 2025, promovido pelo Exército Português

Com objetivo de otimizar a capacidade de resposta no âmbito do apoio militar de Emergência, o Exército Português realizou, no período de 17 a 20 de novembro, no Município de Lisboa, o Exercício FENIX 25, ao qual a Câmara Municipal de Lisboa se associou, com multi-cenários que visam exercitar a capacidade de planeamento e de resposta a uma situação de exceção, neste caso, um Sismo.

A Águas do Tejo Atlântico acolheu, no dia 19 de novembro, o Exercício Simulacro FÉNIX 2025, num exercício organizado e promovido pelo Exército Português, que utilizou a Fábrica de Água de Alcântara como cenário real para treinar a resposta a situações de emergência em infraestruturas críticas. A data coincidiu também com o Dia Mundial do Saneamento (World Toilet Day).

O saneamento é um pilar essencial para a proteção da saúde pública, do ambiente e da segurança das populações. Este exercício permitiu testar a capacidade de resposta, coordenação e resiliência entre entidades civis e militares perante eventos extremos.

 

O simulacro ocorreu na Fábrica de Água de Alcântara, onde foram testados cenários distintos, de contaminação biológica, química e radiológica, todos integrados num quadro de sismo em Lisboa:

Cenário 1 – Contaminação Biológica / Saúde Pública

O colapso do Caneiro de Alcântara, na Av. Ceuta, Fábrica de Água  apenas com o tratamento primário em funcionamento.
Cenário 2 – Contaminação Química

O  colapso do reservatório de reagentes químicos na Fábrica de Água de Alcântara, resultando no derrame e mistura de produtos químicos.

Cenário 3 – Contaminação Radiológica

Receção na Fábrica de Água de Alcântara de efluente hospitalar não tratado, contendo carga radiológica.

 

Ao servir como palco deste exercício militar, a Águas do Tejo Atlântico reforçou o papel essencial das suas infraestruturas no funcionamento das cidades e a importância de testar a sua resposta em contextos de emergência.

O FÉNIX 2025 demonstrou que infraestruturas como a Fábrica de Água de Alcântara são essenciais para o funcionamento das cidades e, simultaneamente, também sujeitas eventos extremos.
Treinar a resposta à nossa emergência permite:

  • reforçar a resiliência operacional;
  • melhorar a articulação entre equipa internas e com entidades externas;
  • garantir a continuidade do serviço;
  • e proteger assim de forma eficaz a comunidade e o ambiente.

 

Agradecemos ao Exército Português e a todas as equipas envolvidas pela colaboração e pela oportunidade de, em conjunto, aprendermos e reforçarmos a preparação para cenários de emergência que podem impactar a população, a saúde pública e o ambiente.

 

Veja o vídeo produzido pelo Exército Português, sobre o exercício FÉNIX 2025, nas suas redes sociais:

https://www.facebook.com/watch/?v=1347348830423816