Pretendemos ser reconhecidos, nacional e internacionalmente como uma empresa de referência no setor da água em Portugal, pela qualidade do serviço prestado, inovação, competência, eficiência, sustentabilidade e criação de valor.

Inspirados pelo Futuro o Desafio à Inovação está de volta

 

A Águas do Tejo Atlântico, regressa com a 7ª edição do Desafio à Inovação. Esta iniciativa, que se tornou um marco no setor, visa não só fomentar a cultura de inovação, mas também catalisar soluções sustentáveis para os desafios complexos enfrentados pela gestão da água.

Com um compromisso renovado com a excelência e a sustentabilidade, a edição de 2024 do Desafio à Inovação traz à tona questões fundamentais para o setor, refletindo os avanços tecnológicos e as procuras crescentes por soluções eficazes e ambientalmente responsáveis.

Este ano, os temas propostos abordam questões cruciais, desde a resiliência das infraestruturas até à simbiose comunitária, destacando a importância de estratégias abrangentes que promovam não apenas a eficiência operacional, mas também o envolvimento com as comunidades locais e a proteção do ambiente.

 

Desafio 1: Resiliência e/ou Eficiência dos Sistemas e Operações

Este desafio concentra-se no desenvolvimento e implementação de processos, tecnologias e metodologias que aumentem a resiliência das infraestruturas e otimizem os processos e operações de transporte e tratamento, garantindo assim a segurança e eficiência do sistema.

 

Desafio 2: Economia Circular

O objetivo deste desafio é promover a transição das estações de tratamento de águas residuais para verdadeiras "Fábricas de Água", onde os subprodutos como água, energia e lamas são recuperados e valorizados, contribuindo para a economia circular e a redução do desperdício.

 

Desafio 3: Neutralidade Energética e Carbónica

Neste desafio, procuramos soluções que reduzam os consumos de energia e aumentem a produção de energia renovável nos processos de transporte e tratamento de águas residuais, visando alcançar a eficiência energética e a neutralidade carbónica.

 

Desafio 4: Valorização do Capital Humano

Valorizar o capital humano é essencial. Este desafio visa desenvolver projetos e soluções que promovam o desenvolvimento profissional dos colaboradores da Tejo Atlântico e otimizem os processos internos, contribuindo para uma cultura de eficiência e excelência.

 

Desafio 5: Simbiose com a Comunidade

Por último, procuramos soluções que promovam a interação e colaboração da AdTA com as comunidades locais, impulsionando o desenvolvimento socioeconómico dos municípios da região e reforçando o compromisso com a preservação ambiental.

 

As candidaturas estão abertas até às 23h59 de 31 de julho de 2024. Consulte o regulamento oficial para mais informações sobre como participar e contribuir para um futuro mais sustentável para a água.

 

Regulamento

Formulário de Inscrição

Template de Apresentação