Tejo Atlântico Vencedora dos “Tubos de Ouro no ENEG 2023”
“Há ART no Esgoto”: melhor projeto de comunicação do valor da água.
O projeto vencedor visa sensibilizar a sociedade para a importância crucial dos serviços de saneamento, combinando a magnificência da arte com a urgência da resolução das questões ambientais, com enfoque para a escassez de água agravada pelas alterações climáticas.
O projeto de comunicação destaca o papel da empresa Águas do Tejo Atlântico na reutilização de água tratada, nas suas Fábricas de Água, valorizando-a para fins não potáveis, como a lavagem de ruas, a irrigação de espaços verdes e agrícolas, ou usos industriais, enquanto comunica a relevância das infraestruturas de transporte e de tratamento das águas residuais na preservação da biodiversidade dos ecossistemas aquático e do recurso água, promovendo uma economia mais circular.
“Há ART no Esgoto” é um projeto da Águas do Tejo Atlântico, em parceria com o Município de Lisboa e a Saint-Gobain, que convida a população a percorrer 36 tampas de esgoto - "caixas de visita" - com 12 imagens de lugares emblemáticos na cidade de Lisboa, abrindo a porta para revelar o serviço de saneamento "invisível", essencial para a saúde e qualidade de vida da população.
Integrado nesta campanha – “Há ART no Esgoto” –, e por forma a mostrar para onde vai e como é tratado, desenvolveu-se ainda o projeto “Há ART nas Fábricas de Água" que realiza intervenções artísticas pelo artista plástico Tiago Hacke. Assim, algumas das infraestruturas de elevação e de tratamento da empresa têm sido, nos últimos dois anos, alvo de arte urbana.
Saiba mais sobre o projeto aqui.