Pretendemos ser reconhecidos, nacional e internacionalmente como uma empresa de referência no setor da água em Portugal, pela qualidade do serviço prestado, inovação, competência, eficiência, sustentabilidade e criação de valor.

OS NOSSOS RECURSOS

Por Rita Folha Coordenadora do Departamento de Recursos Humanos da Águas da Tejo Atlântico

 

Há muito tempo que os RH deixaram de ter, como principal função, a mera gestão administrativa de salários, férias e faltas. Era, então, chamado o departamento de pessoal onde se geriam as relações laborais.

Foram acrescidas novas áreas relacionadas tanto com o desenvolvimento profissional, como por exemplo a formação, a avaliação de desempenho com os inerentes objetivos a alcançar, bem como no desenvolvimento do bem-estar, a promoção da saúde através de campanhas sobre alimentação saudável, entre muitas outras. Ou seja, passou a haver uma gestão mais dinâmica e abrangente dos recursos humanos.

Não nos podemos esquecer, e este é o principal foco que devemos ter sempre presente, que as empresas são locais onde trabalham Pessoas. Trata-se, pois, de gerir recursos que são humanos.

Pode parecer uma mera questão de nomenclatura mas é muito mais do que isso. Quando se fala de “Humano” o nosso foco passa a ser o indivíduo na sua singularidade com a sua formação e o seu percurso, com os seus anseios e expectativas, com as suas queixas… Cada pessoa tem as suas próprias características que lhes são inerentes.

A Águas do Tejo Atlântico é uma empresa constituída há pouco mais de um ano e, consequentemente, com um longo caminho, ainda, a percorrer para alcançar os objetivos traçados pelas políticas do Grupo e atentas as boas práticas das empresas que o constituem. Não podemos deixar, igualmente, de ter em conta as condicionantes externas a que o nosso setor se encontra vinculado.

No entanto, nesta curta existência não deixamos de manter as regalias já existentes no Grupo como os seguros de saúde, extensível ao agregado familiar, e o ramo vida.

Temos noção da insuficiência de pessoal, principalmente em algumas áreas, e o que isso implica no esforço de todos os colaboradores para manter a empresa em pleno funcionamento.

Nesta senda, logo que foi possível obter autorização por parte da tutela, foram abertos processos de recrutamento externo. Temos como objetivo, no ano em curso, o recrutamento de mais trabalhadores para o quadro de pessoal da empresa.

Exemplos recentes de algumas conquistas já obtidas foram a assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho e o contrato para o novo Fardamento. Com a assinatura do ACT pusemos fim a algumas disparidades existentes, nomeadamente, no que concerne ao subsídio de refeição, subsídio de turno, entre outros, garantindo, assim, a igualdade entre todos os colaboradores da Águas da Tejo Atlântico.

Ainda este ano será implementada a avaliação de desempenho por forma a garantir a valorização do contributo de cada um na prossecução dos objetivos da empresa.

Estamos conscientes dos desafios organizacionais que, ainda, se colocam mas temos a vontade, a dedicação e o empenho para os tentarmos superar. É com este este espírito de trabalhar com Pessoas que os Recursos Humanos da Águas da Tejo Atlântico querem continuar a pautar-se.