A Águas do Tejo Atlântico e a Simarsul reuniram-se para acompanhar a evolução do projeto ReLife – A Energia Recirculável, uma iniciativa financiada pelo concurso de Inovação Proativa do Grupo AdP, dedicada à neutralidade energética e carbónica.
O ReLife tem como objetivo desenvolver um protótipo inovador de armazenamento de energia, recorrendo à reutilização de baterias de veículos elétricos e à sua integração num sistema inteligente de gestão energética. Aplicado em instalações com fontes renováveis, o projeto promove a neutralidade energética e carbónica, contribuindo para uma utilização mais sustentável da energia.
A reunião permitiu analisar os progressos nas várias componentes do projeto, com destaque para a construção do protótipo, a definição da arquitetura do sistema e o desenvolvimento do sistema de gestão inteligente.
O projeto entra agora numa fase decisiva, com a demonstração do protótipo prevista iniciar até ao final do primeiro semestre, na ETAR da Quinta do Conde, permitindo validar o seu desempenho em condições reais. Está também prevista uma demonstração posterior na Fábrica de Água da Charneca, reforçando o carácter aplicado da solução desenvolvida.
O acompanhamento contínuo do ReLife evidencia o compromisso da Tejo Atlântico e da Simarsul com a inovação e o desenvolvimento de soluções que contribuem para uma transição energética mais sustentável.